O curso de Direito da FCARP, alinhado com os princípios e valores institucionais e comprometido com o desenvolvimento regional, a responsabilidade social e a sustentabilidade, tem como missão ofertar um ensino jurídico de excelência, pela formação de profissionais competentes, éticos e aptos para atuar no espaço jurídico-empresarial e nas diversas carreiras jurídicas, na pesquisa e na docência no ensino superior.
O curso de Direito da FCARP visa ser referência em ensino jurídico em todo o território nacional; ser reconhecido como a melhor opção por sua qualidade, inovação e comprometimento com o sucesso dos egressos, com significativo impacto no desenvolvimento da região e fronteira internacional.
São valores que norteiam o curso de Direito da FCARP: Qualidade, Ética, Comprometimento, Legalidade e Responsabilidade Socioambiental.
O Curso de Bacharelado em Direito, da Faculdade Católica Rainha da Paz tem por objetivo geral a formação acadêmico-profissional, fundamentada na teoria e prática, com abordagem interdisciplinar, sedimentada nas áreas afins do Direito, associado a uma preocupação com programas de ensino, extensão, pesquisa, inovação, internacionalização e de integração com a comunidade, observando as orientações da Ordem dos Advogados do Brasil, a Legislação Educacional vigente, as características e as peculiaridades do estágio de desenvolvimento da cidade e de seu entorno, da região, do Estado do país e das relações internacionais.
Currículo resumido:
Bacharel em Ciências Jurídicas pela UFMT (1983), Mestrado em Direito pela UNAERP (2003) e Especialização em Direito Público pela UNEMAT (2000). Advogada, Professora, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Católica Rainha da Paz, Araputanga – MT e do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ. Fiscal de Tributos Estaduais do Governo do Estado de Mato Grosso – aposentada, tendo exercido as funções de Assessora Especial e Tributária; Julgadora Monocrática de Processos Administrativos Tributários; Conselheira Titular do Conselho de Contribuintes do Estado; Assessora de Processo Administrativo Disciplinar da Corregedoria Fazendária do Estado de Mato Grosso; Corregedora Fazendária, Chefe da Unidade Setorial de Correição SEFAZ/MT.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4388728471771788
Perfil do egresso de Direito:
Espera-se um egresso com amplo domínio científico e técnico do Direito, plenificado enquanto cidadão de visão e formação humanística, omnilateral, reflexiva, crítica e inovadora, capaz de analisar o contexto regional, nacional e mundial, no que se refere ao desenvolvimento socioeconômico, bem como quanto às questões étnico-racial, de gênero, ambiental, etc. se colocando como agente transformador para a sociedade em que se insere, em consonância e respeito aos Direitos Humanos, à diversidade, à ética, à solidariedade, à liberdade, à justiça e à democracia como valores. O egresso do curso de Direito da FCARP deverá estar apto a atender às demandas jurídicas decorrentes das novas realidades que permeiam a sociedade e o mundo do trabalho, destacadamente no ambiente jurídico, com emprego das tecnologias disponíveis, para aprimoramento da atuação profissional. Munido de habilidades que lhe possibilite pesquisar, interpretar e aplicar a legislação, a jurisprudência, a doutrina e outras fontes de direito, além de soluções alternativas para resoluções dos conflitos, argumentando e transmitindo ideias com desembaraço, iniciativa e veemência, para defesa de suas teses, o egresso do curso de Direito da FCARP tem a possibilidade de ingresso nas carreiras clássicas do Direito, mas, sobretudo, estará apto para assumir responsabilidades de tarefas inovadoras, cada dia mais requeridas em um ambiente de mundialização, de integração econômica, cultural e tecnológica das nações.
Atos legais de criação:
Autorizado pela Portaria nº 668 de 15 de março de 2006, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de 16 de março de 2006, seção 1, p. 08; homologada no mesmo D.O.U. p. 09.
Reconhecimento e/ou Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 484, publicada no D.O.U de 22/02/2011.Renovado pela Portaria nº 04 de 12 de janeiro de 2016, publicada no D.O.U. de 13/01/2016 e posteriormente, pela Portaria nº 267, publicada no D.O.U de 04 de abril de 2017 e Portaria SERES nº 206, de 25/06/2020, publicado no DOU de 07/07/2020, p.58/64.
Forma de ingresso:
Processo seletivo semestral
Número de vagas:
100 vagas anuais - 2 (duas) turmas
Carga horária total do curso:
3.750 horas (10 Módulos)
Valor Mensal Bruto:
R$ Consulte
% Descontos e Bolsas:
Consulte%
Valor Líquido: R$ Consulte
06 Meses no cheque:
Desconto de 3%
06 Parcelas antecipadas:
Desconto de 5%
Comunicamos aos acadêmicos que o pagamento do boleto das mensalidades, deverá ser efetuado através das agências bancárias ou agentes credenciados.