ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Educação Física | Sexta, 24 Outubro 2014 23:46 - Última modificação em Terça, 28 Outubro 2014 19:58
23 de novembro de 2014

O QUE É O ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), É obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004. É aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso. A efetiva participação do estudante será inscrita no histórico escolar do estudante, estando vinculada a emissão de seu diploma a essa participação, conforme regulamentação. O acadêmico que não realizar o exame não receberá o diploma de conclusão de seu curso, e também não poderá colar grau.

O ENADE tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes permitindo ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Os resultados obtidos pelos alunos no ENADE incidem diretamente na avaliação do curso que escolheu. Assim, os alunos que vão bem no exame contribuem para que o seu curso seja bem avaliado e, consequentemente, terão os benefícios dessa avaliação positiva quando os seus currículos forem avaliados pelo mercado de trabalho.

A fórmula é simples: Boas notas no ENADE geram boa avaliação do Curso, e isso leva à valorização do Currículo acadêmico. Por isso, no momento de realizar a prova, a responsabilidade é grande, pois o desempenho pode ajudar muito na carreira profissional ou pode acontecer exatamente ao contrário, se as notas não forem boas o suficiente. Todavia, estamos certos que cada um pode fazer o melhor e ter as melhores avaliações, afinal, o que está em jogo é o futuro profissional.

 

QUAL O FORMATO DA PROVA?

A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo nas duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.

 

ENADE 2014

Neste ano de 2014, haverá prova única para os concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da FCARP, são eles: 

 
 
 
enade site lista