Fanpage Facebook

Atendimento Pastoral

Histórico

Postado por  Super User  |  Quarta, 26 Março 2014 18:32 - Última modificação em Quarta, 04 Fevereiro 2015 17:02

História da Pastoral Universitária – PU/FCARP

A Faculdade Católica Rainha da Paz iniciou suas atividades acadêmicas em 13 de março do ano de 2000 e em sua aula inaugural já foi celebrada em primeiro lugar a Santa Missa em Ação de Graças pelas inúmeras dádivas concedidas na caminhada pela criação desta Instituição de Ensino. E desde então, há 12 anos, todas as quintas-feiras é celebrada em nossa pequena, mas aconchegante capela, a Santa Missa. Acontecem também as celebrações das datas comemorativas como: Campanhas da Fraternidade, Quaresma, Festa da Padroeira, Natal , etc...
A partir daí, um pequeno, mas fervoroso grupo se reúne semanalmente para celebração da Santa Missa e realização do Cenáculo, composto pela oração do Santo Terço e leitura reflexiva da Mensagem de Nossa ao Padre Stefano Gobbi. Durante um certo período um grupo de professores passou a se reunir aos sábados para leitura da Bíblia e refletir sobre suas práticas.
É preocupação constante da FCARP promover ações na área social com a visão cristã tais como palestras, cursos, desenvolvimento de programas e projetos.
Dentre as inúmeras palestras proferidas podemos citar:
"A UNIVERSIDADE CATÓLICA HOJE, NA AMÉRICA LATINA" - PE. Osvaldo Scotti – Pró Reitor Comunitário da UCDB- Campo Grande/MS.

" A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA REALIDADE DO MUNDO GLOBALIZADO" - Prof. MS. Gil Barreto Ribeiro - Universidade Católica de Goiás.

"O ESPÍRITO CRISTÃO E A ÉTICA PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO" - Prof. Ms. PE. Guilherme Morales

"A EVANGELIZAÇÃO NAS FRONTEIRAS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: A MISSÃO FRANCISCANA QUE NASCEU DA SOLIDARIEDADE ENTRE BRASIL E FRANÇA" - Profa. Dra. Ana Maria Di Renzo. Evento em comemoração aos 100 anos do trabalho franciscano em Mato Grosso – Brasil.

"RELIGIÃO E CIÊNCIA: RELAÇÃO E CONFLITO" - PE. Paulo Ricardo de Azevedo Júnior.

"PLURALISMO MORAL E PÓS-MODERNIDADE: REPENSANDO A DIGNIDADE HUMANA À LUZ DA BIOÉTICA" - Prof. Dr. André Marcelo Machado Soares.

"FAMÍLIA CRISTÃ E JUVENTUDE" - Pe. Jair Fante.

"REINSERÇÃO SOCIAL DO PRESO: DEVER EXCLUSIVO DO ESTADOOU RESPONSABILIDADE DE TODOS?" - Dr. Claudomiro Messias de Lima

"RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA NA ESCOLA" - Prof. Ms. Jefferson Antonione Rodrigues

"SEGURANÇA PÚBLICA E FRATERNIDADE" - Dom Antônio Emídio Vilar

CICLO DE PALESTRAS PARA A COMUNIDADE REALIZADO POR PROFESSORES E ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO:
Lei de Pensão Alimentícia
Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente
Lei do Estatuto do Idoso
Declaração dos Direitos Humanos e sua relação com o Código Penal Brasileiro
Lei 11340 – Maria da Penha
Código de Defesa do Consumidor (PROCON)

Foram realizados cursos, tais como:

CURSO DE APRIMORAMENTO TEOLÓGICO PARA LEIGOS
RESPONSÁVEL: Pe. Evandro Stefanello, aberto à comunidade.

CURSO DE BIOÉTICA, pelo Prof. Dr. André Marcelo Machado Soares – Doutor na área de Teologia Sistemática pela PUC/RJ

MINI CURSO DE INFORMÁTICA PARA A "MELHOR IDADE"
RESPONSÁVEL: Coordenação e acadêmicos do curso de Sistemas de Informação

MINICURSO: INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS
RESPONSÁVEL: Acadêmico do curso de Sistemas de Informação – Guilherme Silveira

Dos programas e projetos podemos citar:

PROJETO COOPERATIVANDO, iniciado no ano 2007
RESPONSÁVEL: FCARP/SICREDI e Prof. MS. Marcelo Porrua

"PINTANDO O SETE CONTRA A VIOLÊNCIA: A RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA NA ESCOLA"
RESPONSÁVEL: Prof. Jefferson Antonione Rodrigues e acadêmicos da FCARP.

"OS ARAUTOS DA JUSTIÇA: UM RESGATE CIDADÃO" - ARRECADAÇÃO DE LIVROS E MONTAGEM DE BIBLIOTECA NA CADEIA PÚBLICA DE ARAPUTANGA.
RESPONSÁVEL: Prof. Jefferson Antonione Rodrigues e acadêmicos do curso de Direito.

PROJETOS TEATRAIS:
"UMA LIÇÃO DE DIREITO AMBIENTAL E CIDADANIA"
"EXPERIÊNCIA SE PÕE À MESA: COMENTÁRIOS AO ESTATUTO DO IDOSO"
"ENTRE A PAIXÃO E A COBIÇA: NAS ENTRELINHAS DA ADVOCACIA"
RESPONSÁVEL: Prof. Jefferson Antonione Rodrigues e acadêmicos do curso de Direito.

PROJETO DE EXTENSÃO: DIREITO PREVIDENCIÁRIO E TRABALHISTA – SEGURIDADE E CIDADANIA AO ALCANCE DE TODOS
RESPONSÁVEL: Profa Marly Fátima Ferreira

PROJETO: DIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATIVIDADES ADAPTADAS COM CARÁTER INCLUSIVO AOS ALUNOS DA APAEARA.
RESPONSÁVELProfa. Juliana Buosi de Almeida e acadêmicos do curso de Educação Física

PROJETOS: TARDE RECREATIVA, COLÔNIA DE FÉRIAS, MANHÃS E TARDES DE RECREIO, tendo como responsável a professora Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani do curso de Educação Física

Além da participação de professores e acadêmicos em eventos como: Mutirão Rural, Encontros da Mulher Rural, Mutirão da Cidadania, Dia Internacional da Mulher, Dia da Criança, Semana do Meio Ambiente, Manhãs de Lazer na APAE, entre outros.

A Pastoral, com assessoria do grupo GOU (Grupo de Oração Universitário) da UFMT, realizou no ano de 2006 o 1º Encontro de Jovens Universitários Católicos, que reuniu aproximadamente 50 acadêmicos da FCARP e da Universidade Federal de Mato Grosso, para momentos de formação.

A Instituição oferece ainda obrigatoriamente a disciplina de Cultura Teológica em todos os cursos com a carga horária mínima de 60h;

A Pastoral atua também na orientação de formaturas, nas celebrações com a participação dos alunos e na elaboração dos textos das missas. Além disso, participa das campanhas e das atividades de extensão propostas pelos cursos da Instituição.

Um pouco da história da FCARP

A Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga – FCARP, mantida pela Fundação Arco-Íris, organização sem fins lucrativos e de objetivos sociais, está localizada na cidade de Araputanga, região noroeste do Estado de Mato Grosso e tem como missão: “Gerar e estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com o desenvolvimento humano, econômico e social da região, baseadas em princípios cristãos.”

Criada pela Fundação Arco-Íris de Araputanga em 25/06/1999, credenciada junto ao MEC no ano de 1999, através da Portaria nº 1.513 de 19/10/99, publicada no Diário Oficial da União em 20/10/99, pág 06, iniciou seu funcionamento em 13 de março de 2000 oferecendo à comunidade local e regional os cursos de Licenciatura em Letras e os Bacharelados em Administração e Ciências Contábeis. No ano de 2005, ampliou a oferta de cursos criando a Licenciatura em Educação Física e o Bacharelado em Sistemas de Informação e, em 2006, o Curso de Direito, ganhando visibilidade na cidade e região. Em 2011, foi recredenciada através da Portaria nº 544 de 09/05/2011, publicada no Diário Oficial da União de 10/05/2011, pág. 17. Em 2013 oferece à comunidade o primeiro curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.

O objetivo maior da Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga é proporcionar aos cidadãos da região formas de qualificação profissional de qualidade para que tenham condições de propor soluções alternativas para as necessidades da sociedade contemporânea. A Instituição pretende permanecer sintonizada com as demandas e tendências mundiais, quer no plano das demandas do mercado por qualificação profissional, quer no plano das tecnologias aplicadas ao ensino e à pesquisa e das transformações sociais exigidas pelos novos cenários.

A FCARP oferece uma educação que leva os seus acadêmicos a verticalizarem seu pensamento e a refletirem sobre o desenvolvimento de sua autonomia, participando ativamente da comunidade em que vivem e do seu entorno. Nessa direção, promove, preserva e valoriza a cultura regional em sua diversidade, tornando-a usufruto de toda sociedade, estimulando a integração entre os diversos ramos do saber na investigação da verdade e na procura de soluções para os problemas humanos. Por essa razão, leva à comunidade, sob forma de cursos e serviços, suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, consolidando sua missão.