Pedagogia

Atividades Complementares

ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO (ATP)

As atividades teórico-práticas de aprofundamento (ATP) além de ser um cumprimento legal das atividades de ensino funcionam também como componentes curriculares enriquecedores que possibilitam o reconhecimento de habilidades, conhecimentos e competências adquiridas dentro e fora do ambiente institucional, incluindo desde a prática de estudos às atividades independentes, transversais, opcionais, tanto de natureza interdisciplinar quanto multi ou transdisciplinar, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

A FCARP se vale destas atividades teórico-práticas de aprofundamento (ATP)para proporcionar ao aluno a aquisição de experiências diversificadas inerentes e indispensáveis aos futuros profissionais, buscando aproximá-los da realidade escolar e/ou do mercado de trabalho pertinente a cada curso, de interesse para sua formação profissional e pessoal. Essas atividades são um importante instrumento de enriquecimento do perfil do egresso.

A carga horária correspondente é de 200 horas, incluindo a prática de estudos e atividades independentes e transversais de interesse da formação do profissional, tais como: atividades acadêmicas à distância, seminários, grupos de estudos, iniciação a pesquisa, monitorias, programas/projetos de extensão, vivência profissional complementar; publicação de trabalho científico em eventos científicos, workshops, simpósios, cursos, minicursos, congressos, conferências, trabalhos orientados de campo, visitas técnicas; entre outros.

A participação em tais atividades propiciará uma constante contextualização e atualização dos acadêmicos, uma vez que possibilitarão ao aluno, vivências compatíveis com o conhecimento adquirido ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais. 

“NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PAULO FREIRE”

O Curso de Pedagogia possui um grupo de estudos e pesquisa denominado “Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Paulo Freire”, com regulamento aprovado pelo Colegiado de curso em 24 de junho de 2016 e pelo CEPE em 22/08/2016.

É um trabalho consolidado pela Instituição e atende aos alunos, além de contar com a participação de professores da Educação Básica, conforme apresentamos a seguir.

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão “Paulo Freire”, é órgão integrante do Curso de Pedagogia da FCARP-MT, de natureza interdisciplinar, vinculado ao Núcleo Docente Estruturante – NDE tem por metas prioritárias a produção de conhecimento na área educacional, a formação inicial e continuada do educador, pautadas pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão, e nos princípios da cidadania e da justiça social.

As atividades de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas em articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, em contextos escolares e não-escolares, no diálogo das diferentes leituras de mundo.

São objetivos do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão “Paulo Freire”:

I. Promover um espaço de discussões, debates, produção de conhecimentos e experiências pedagógicas no âmbito da Educação Básica e em Instituições não escolares, contribuindo para o aprimoramento da futura atuação docente;

II. Estudar as concepções que fundamentam a formação docente do pedagogo e sua relação com as práticas pedagógicas;

III. Promover a iniciação à pesquisa científica de forma a integrar o Curso de Pedagogia às Instituições escolares e não-escolares;

IV. Contribuir para com o fortalecimento do trabalho acadêmico em torno do eixo Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas, constante do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia;

V. Promover o desenvolvimento de práticas educacionais nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e outros espaços não escolares, visando a melhoria, compreendida em termos de:

a. competência do profissional pedagogo a ser formado pela FCARP;

b. desenvolvimento de programas, cursos, oficinas pedagógicas e de outras atividades relevantes à educação e ao desempenho do profissional;

c. desenvolvimento de temas significativos para a Educação e para a política educacional regional, estadual e do país.

VI. Estabelecer parcerias com prefeituras, Assessorias Pedagógicas, escolas públicas e privadas, instituições de ensino superior públicas, sindicatos e movimentos sociais dispostos a transformar a dinâmica da educação;

VII. Estimular, desenvolver e aperfeiçoar (manter) o trabalho coletivo (em equipe e multi-equipe), no sentido de possibilitar estudos teóricos e práticos, em diferentes especialidades significativas para a Educação.

VIII. Promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena;

IX. Propiciar vivências em algumas modalidades e experiências, entre outras, e opcionalmente, a educação de pessoas com necessidades especiais, a educação do campo, a educação indígena, a educação em remanescentes de quilombos, em organizações não-governamentais, escolares e não-escolares públicas e privadas;

            Os integrantes do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão “Paulo Freire” reúnem-se, ordinariamente, uma vez por mês, e extraordinariamente, por convocação da maioria de seus membros titulares.

            Tem como linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa 1 – Ação didático-pedagógica.

Investiga as questões relacionadas ao cotidiano escolar no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, alfabetização, avaliação escolar e da aprendizagem discente; formação e prática docente na perspectiva do letramento; atuação do pedagogo na Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Superior.

Linha de Pesquisa 2 – Educação infantil

Estudos sobre a infância e suas relações com as mudanças sociais e culturais. Desenvolvimento físico, psicológico e social da criança. Pedagogias da educação infantil: linguagens, processos de construção do conhecimento e da experiência em contextos interativos. A infância e o brincar; os jogos no processo educativo; o brincar e o aprender. Corpo e movimento na educação infantil. A avaliação na educação infantil. A elaboração, implementação e avaliação de projetos político-pedagógicos em educação infantil. Formação, condição e identidade docente na educação Infantil.

Linha de pesquisa 3 – Currículo das áreas de conhecimento.

Analisa o trabalho pedagógico nas diferentes áreas do conhecimento, buscando salientar as especificidades da área em questão. Estuda as relações entre currículo, trabalho, conhecimento, cultura e comunicação. Fundamentos metodológicos e práticas das diversas áreas curriculares da Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Superior.

Linha de pesquisa 4 – Política Educacional, Legislação e Organização da Educação Básica

Analisa processos educacionais relacionando a atuação do pedagogo em espaços escolares e não escolares; nos processos de gestão; sistema escolar; Projeto Político Pedagógico; Planejamento e gestão do trabalho pedagógico; Políticas Educacionais; Órgãos Colegiados de Gestão. Investiga os processos da gestão da educação bem como questões relativas à história e às políticas públicas da educação nas esferas federal, estadual e municipal.

Linha de pesquisa 5 – Tecnologia e Prática Pedagógica

Estuda as relações entre currículo, conhecimento, tecnologias e prática pedagógica, nos seus aspectos epistemológicos, históricos e sociopolíticos.

Linha de pesquisa 6 – Educação, Diversidade e Direitos Humanos

Discute temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, à educação e à diversidade, diálogos interculturais, pluralidade étnico-racial, gênero e educação , educação ambiental, educação do campo, educação indígena, educação de jovens e adultos, educação especial, educação popular, educação quilombola, educação e movimentos sociais. Educação e Paulo Freire

A Educação Ambiental constitui-se como eixo transversal e é regulamentada pelo Programa da Educação Ambiental - PROEA,  que tem por finalidade integrar a educação ambiental às disciplinas dos cursos de modo transversal, contínuo e permanente, de modo a desenvolver e mobilizar a confluência do conhecimento científico, articulando-o em seus valores técnicos, com valores morais, culturais, éticos, críticos-filosóficos, com as habilidades e competências profissionais pertinentes as suas ramificações científicas, para integrá-los à pertinência do pensamento complexo da contemporaneidade no entendimento do meio ambiente por inteiro, em toda sua pluralidade de conjuntura física, social, econômica, política, cultural e ecológica.