FCARP

REALIZADO COM AMPLA PARTICIPAÇÃO O “I COLÓQUIO INTERCURSOS DE PESQUISA E ENSINO DA FCARP” Saberes e Identidades

25/10/2016 - Postado por

19 de outubro de 2016

No dia 19/10/2016 foi realizado no auditório da FCARP, o I Colóquio Intercursos de Pesquisa e Ensino da FCARP – Saberes e Identidade, promovido por iniciativa das coordenações dos cursos de Direito, Educação Física e Pedagogia.

O evento contou com a participação de 148 acadêmicos dos cursos de Direito: 8º semestre, turmas A e B; 4º semestre, turma A; Educação Física: 2º, 4º e 6º semestres e Pedagogia: 2º semestre, além dos professores dos respectivos cursos.

As atividades do Colóquio iniciaram com apresentação da professora Ma. Adriane Cristine Silva, sobre a motivação da organização deste evento, tendo como palco, as palestras e discussões das temáticas do SEMIEDU 2016/UFMT.  Reafirmou quanto aos objetivos do I Colóquio Intercursos, no sentido de promover um diálogo sobre a aplicabilidade da lei 11.645/08 no contexto escolar e os desafios para sua implementação; e apresentar a partir do documentário “Manoel Chiquitano Brasileiro”, uma análise e reflexão sobre os desafios do povo indígena chiquitano, sob a perspectiva do Direito Internacional, Direito Administrativo, Direito Agrário e Direitos Humanos.

A coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Mailsa Silva de Jesus, fez a abertura do evento realçando a importância da realização da atividade com o envolvimento dos três cursos, de forma integrada, observando que os saberes não são estanques, ao contrário, eles se complementam. Observou aos acadêmicos do curso de Direito a oportunidade que lhes fora apresentada em poder observar a importância de se analisar a situação fática de forma sistemática, na abordagem feita pelo Prof. Jefferson e pela Profª Edna, na análise do documentário “Manoel Chiquitano Brasileiro”, sob a perspectiva dos diversos ramos do Direito.

A mesa foi composta pelos palestrantes professores mestres Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, Jefferson Antonione Rodrigues e Edna Soares da Silva, que trataram dos seguintes temas:

- Lei 11.645/2008 e os saberes dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física sobre a história e cultura indígena: possibilidades para uma proposta

Profª Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes

Documentário “Manoel Chiquitano Brasileiro”

Uma análise na abordagem do Direito Internacional

Prof. Me Jefferson Antonione Rodrigues

Reflexões na ótica dos Direitos Humanos, Direito Agrário e Administrativo

Profª Ma. Edna Soares da Silva

Após foi realizado um amplo debate com os acadêmicos.