O curso de Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo, através de um elenco de disciplinas de natureza técnica e humanística, tem como objetivo geral formar profissionais habilitados para o exercício do jornalismo em diferentes contextos, atuando com ética, criatividade e iniciativa, sabendo refletir criticamente sobre os processos de comunicação mais amplos da sociedade bem como sobre seu próprio fazer jornalístico, sendo capazes de compreender e interpretar os processos sociais da atualidade e suas relações com o passado e o futuro.
Currículo resumido:
Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas (2005), com a participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na ÈCOLE NORMALE SUPÉRIEURE LETTRES & SCIENCIES HUMAINES (2003). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-historia-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado- língua- república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8767491819871914
Perfil do egresso de Jornalismo:
O profissional egresso do Curso de Jornalismo da FCARP estará apto a atuar em diferentes contextos da prática profissional em Jornalismo, como em redações de veículos jornalísticos de modelos tradicionais: jornais, revistas, rádio, televisão e internet. Nesses contextos, entretanto, será competente para executar, além das rotinas tradicionais, as técnicas multimidiáticas em notícia e reportagem, podendo exercer atividades jornalísticas em redações organizadas em modelos de multiplataforma. O perfil profissional deste Curso também prepara o futuro jornalista para atuar nos novos campos da comunicação digital no ciberespaço, em diferentes plataformas, como sites de redes sociais, portais, sites, blogs, entre outros. Destacam-se ainda as oportunidades de construção independente de conteúdos, com sentido empreendedor. Da mesma forma, a atuação profissional do jornalista proposta no Projeto Pedagógico de Curso inclui as atividades de assessoria de comunicação em contextos governamentais e não governamentais, institucionais, associativos e/ou sindicais, além de meios de comunicação comunitários. O Projeto Pedagógico do Curso também permite que o profissional egresso inicie sua carreira de pesquisador e professor, por intermédio da continuidade dos estudos em cursos de Pós-Graduação, como especialização, mestrado e doutorado.
Atos legais de criação:
- Autorizado pela Portaria nº 63 de 03/03/2020, D.O.U. 03/03/2020
Forma de ingresso:
Processo seletivo semestral
Número de vagas:
100
Valor Mensal Bruto:
R$ Consulte
% Descontos e Bolsas:
Consulte%
Valor Líquido: R$ Consulte
06 Meses no cheque:
Desconto de 3%
06 Parcelas antecipadas:
Desconto de 5%
Comunicamos aos acadêmicos que o pagamento do boleto das mensalidades, deverá ser efetuado através das agências bancárias ou agentes credenciados.