No último dia 02 de junho de 2015, os acadêmicos do 1º semestre do Curso de Gestão da Tecnologia, da Faculdade Católica Rainha da Paz, sob a orientação da Profª. Especialista Elisangela Rodrigues da Silva, docente da disciplina Fundamentos de Gestão Empresarial, desenvolveram uma atividade prática abordando os conceitos estudados na disciplina, tendo como alvo a apresentação do PROJETO: Tecnologia Empresarial.
A disciplina de Fundamentos de Gestão Empresarial trabalha conceitos como planejamento, direção e controle, abordagem clássica e humanística da administração, estilos de lideranças, educação corporativa, entre outros, buscando desenvolver atividades organizadas de modo a contribuir com o crescimento da organização. Além desses aspectos, ainda preocupa-se com o Suporte de TI no desenvolvimento organizacional, auxiliando o profissional para que seja capaz de ter conhecimento das tecnologias ao seu dispor e das práticas de gestão para atuação no mercado de trabalho, desenvolvendo e executando soluções informatizadas.
Assim, a área de atuação deste profissional engloba planejamento, implantação, controle, administração e manutenção de ambientes informatizados, compreendendo sua infraestrutura física e lógica.
Durante a atividade, realizada no auditório da Faculdade Católica Rainha da Paz, no dia 02 de junho de 2015, os acadêmicos puderam realizar todo o processo de elaboração de um plano de negócios, desde o planejamento até a efetiva apresentação.
Primeiro foi feito um trabalho em sala de aula, onde os acadêmicos com o auxílio de pesquisas bibliográficas, e aulas teóricas ministradas pela professora da matéria formularam os planos de negócios, traçando as estratégias de maneira a desenvolver um produto inovador, útil e que fosse sustentável, desta forma trabalhando todos os conceitos da disciplina, desde a criação fictícia da empresa, até a criação oficial do produto e sua apresentação ao mercado consumidor.
Os trabalhos foram desenvolvidos por 5 (cinco) grupos divididos de acordo com o local de residência de cada acadêmico, facilitando o processo de comunicação entre eles, pois foi necessário além das aulas em período normal, reuniões extra classe, para elaboração e implantação dos planos.
Os produtos gerados no projeto foram inovadores, com destaque para uma casa com sensores que ajudam na economia de energia; um chuveiro que desliga automaticamente também através de sensores, reduzindo o consumo de água; um umidificador de ar, feito através de produtos recicláveise desenvolvido através deuma plataforma deprototipagem eletrônica de software livree deplaca única, Este, foiprojetado com um micro controlador AtmelAVR com suporte deentrada/saídaembutido conhecida com arduino, em que foi criado um painel eletrônico; além do Guia News, desenvolvido para auxiliar empresas e pessoas físicas na busca de cadastro de empresariais.
Todos os produtos foram criativos e inovadores, obtendo grande aceitação do público consumidor visitante, que foram os alunos dos demais cursos da FCARP.
Através dessa atividade percebe-se que os acadêmicos envolvidos conseguiram desenvolver qualidades exigidas para ser um bom Gestor de TI, tal como a capacidade de planejar, coordenar, controlar e dar suporte à empresa, utilizando dos conhecimentos tecnológicos aliados aos conhecimentos administrativos.
Várias são as influências a serem percebidas, como por exemplo a motivação de cada um, que empenhou-se em desenvolver produtos com qualidade, apresentando suas ideias inovadores de maneira criativa, o que gerou até um convite para uma feira de ciências desenvolvida na cidade de Lambari d Oeste.
De modo geral, a atividade de prática realizada pelos acadêmicos do 1º semestre do Curso Gestão da Tecnologia, foi bem sucedida, pois conseguiram desempenhar sua capacidade de aplicação prática das técnicas administrativas, com destaque para o processo de elaboração com a utilização da tecnologia que lhes é peculiar.
Acreditamos que trabalhos como esse seja capaz de estimular o acadêmico, a buscar conhecimentos novos, adquirir autoconfiança, e principalmente se tornarem profissionais responsáveis e capacitados, como preconiza a FCARP para o perfil do seu egresso.
