Direito

NTCC - NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

OTrabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade acadêmica obrigatória e instrumento de avaliação final da graduação. Consiste em um trabalho de pesquisa, permeado por conhecimentos culturais, científicos e técnicos, produzidos em uma determinada área do conhecimento. Tem como objetivos estimular o aluno a desenvolver pesquisa; organizar projetos; conhecer uma área específica do conhecimento; analisar dados; interpretar e criticar a realidade social; incentivar a produção científica; acessar bibliografia especializada; dentre outros.

A FCARP, ciente da importância do TCC, estendeu-o a todos os seus cursos de graduação. No Curso de Direito, o TCC expressa-se   em uma pesquisa individual orientada por professores da IES, cujo tema deverá possuir vinculação com as áreas de conhecimento jurídico.

Além disso, deverá priorizar a prática de pesquisa regionalista e a linha de pesquisa que o Curso oferece, envolvendo os seguintes temas: Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cultura Indígena e Afro, Educação e Políticas Pública.

A forma como deverá ser confeccionado está disciplinada em um Regulamento. Nele, estão explícitas todas as diretrizes para o bom andamento de sua feitura. Poderá ser apresentado no formato monografia ou artigo científico. A escolha do seu suporte dar-se-á a partir de uma análise conjunta entre professor e o discente.

         Durante o curso, os alunos serão capazes de captar da realidade social problematizações que merecerão um estudo aprofundado. Essa percepção conduzi-los-ão ao mundo do TCC.

 

 

 

A Coordenação

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.