Pelo sorriso largo estampado na foto, não poderíamos deixar de compreender que se trata da alegria de alguém que conseguiu um grande reconhecimento por todo seu esforço. A foto é de Renata Aparecida de Souza, professora da disciplina de Libras na FCARP e que no dia de hoje, 11 de setembro, no campus da Unemat em Barra do Bugres MT, defendeu sua dissertação e recebeu o merecido titulo de mestre.
O trabalho da Profª Ma. Renata de Souza foi sobre “O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): formação e prática dos professores alfabetizadores no ensino da matemática para alunos surdos”, orientado pelas professoras doutoras Maria Elizabete Rambo Kochhann (orientadora), e Nilce Maria da Silva (co-orientadora) junto ao programa de pós graduação em Ciências e Matemática da Unemat.
O interesse pela temática do ensino para alunos surdos tem um longo percurso na vida profissional e pessoal da professora Renata, uma vez que, além de ser mãe de uma jovem de 19 anos surda e que é aluna do curso de Pedagogia da FCARP, ela é interprete de libras na rede estadual e professora da Educação Fundamental na rede municipal em Araputanga MT.
Assim, sua trajetória pessoal e profissional confluíram interesses e desabrocharam num trabalho de pesquisa de fôlego em vista da ampliação das reflexões do ensino para alunos surdos, ponto crucial para uma educação que se quer de qualidade e por isso mesmo inclusiva e desejosa de emancipação de todo e qualquer cidadão.
Em vista de todo o empenho pessoal em ter cursado o mestrado em serviço, a FCARP congratula sua professora e, com os desejos do melhor sucesso, a parabeniza pela sua conquista profissional que muito orgulha toda classe docente.