A tradição cristã católica, desde a Idade Média, costuma colocar suas comunidades sob a proteção daqueles que tiveram suas virtudes reconhecidas como exemplos que poderiam guiar os cristãos pelos caminhos que levam ao céu. Assim, sob a proteção de anjos, santos, mártires e cristãos virtuosos, as comunidades vivenciam sua fé na mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.
São exemplos dessa devoção: Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e a Imaculada Conceição, em Cuiabá. Se formos verificar mais detidamente, as cidades brasileiras onde existe a tradição católica estão sob essa proteção. Araputanga homenageia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, lembrando suas aparições em Fátima, Portugal, que deram-se a exatos 99 anos.
Rezam os fatos, que no dia 13 de Maio de 1917, três crianças, Lúcia de Jesus Rosa dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), afirmaram ter visto "...uma senhora mais branca que o Sol" sobre um arbusto de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, lugar situado na zona rural de Fátima, Portugal. As aparições repetiram-se nos cinco meses seguintes e seriam portadoras de uma mensagem ao mundo. A 13 de Outubro de 1917 a aparição disse-lhes ser a Nossa Senhora do Rosário e os relatos destes acontecimentos foram redigidos por Lúcia, que tornou-se monja carmelita, a partir de 1935, em quatro manuscritos, onde revela com detalhes as aparições e as mensagens de Nossa Senhora.
Em comemoração a essa aparição e manifestação de Maria, Mãe de Jesus, o dia 13 de maio é feriado municipal em Araputanga, por isso, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima prepara uma especial celebração de sua Padroeira e convida, de modo muito especial, você e toda a sua família para participar deste momento de fé e amor a Nossa Senhora, exemplo perfeito de vida cristã.
PROGRAMAÇÃO
19:00 – Procissão luminosa (Igreja Matriz – Monumento de Nossa Senhora, na entrada da cidade)
OBS: Após a procissão será celebrada a Missa Campal (levar uma vela)
