FCARP

SÍNODO PARA A AMAZÔNIA É TEMA DE DEBATE NA FCARP

07/09/2019 - Postado por
Realizado pelo Programa de Internacionalização, Inovação, Pesquisa e Extensão – PROINPE da FCARP, nos dias 28 e 29 de agosto, o evento debateu assuntos ligados ao SÍNODO PARA A AMAZÔNIA.
 
A palavra “sínodo” origina-se de duas palavras gregas: “syn”, que significa “juntos”, e “hodos”, que significa “estrada ou caminho”. Com espírito de uma caminhada conjunta, voltada para a Amazônia, o evento destaca os problemas que surgem da exploração descontrolada da riqueza natural, fruto de uma postura desumana do capitalismo contemporâneo. 
 
O Evento contou com a contribuição dos professores da Fcarp,  Joana D'Arc Xavier,  Edna Soares, Leiliane Stefanello,  Felippe Cuyabano e do Pe. Celso Ferreira (Pastoral Universitária). Merecem especial menção as acadêmicas do Curso de Pedagogia da Fcarp, Franciele Mendes, Lawanda Késia e Ana Paula Braga  que apresentaram suas respectivas pesquisas relacionadas ao tema debatido e a marcante presença de Saturnina Urupe Chue, professora da Aldeia Vila Nova Barbecho, localizada a 110km da sede do município de Porto Esperidião MT. 
 
No encerramento do evento foi realizada a exposição de banners desenvolvidos pelos alunos do Curso de Direito com temas relacionados ao evento.