Fanpage Facebook

Atendimento Pastoral

A FESTA DO CORPO DE CRISTO

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Pastoral Universitária | Quarta, 30 Maio 2018 19:40 - Última modificação em Quarta, 30 Maio 2018 19:49
O Corpus Christi é um momento forte da fé cristã, comemorado pela religião Católica.
Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.
Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”, sendo o evento considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo e a celebrarem. 
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros, realizada nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo. Existem diversas cidades com procissões tradicionais que perpetuam a tradição dos tapetes de serragem colorida, flores e muitos outros materiais alternativos.
Em Araputanga, a procissão será realizada às 17h saindo da Igreja São José em cortejo por várias ruas da cidade.