O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão “Paulo Freire”, aprovado pelo Colegiado de curso em 24 de junho de 2016 e pelo CEPE em 22/08/2016, órgão integrante do Curso de Pedagogia da FCARP-MT, de natureza interdisciplinar, vinculado ao Núcleo Docente Estruturante – NDE tem por metas prioritárias a produção de conhecimento na área educacional, a formação inicial e continuada do educador, pautadas pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão, e nos princípios da cidadania e da justiça social.
As atividades de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas em articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, em contextos escolares e não-escolares, no diálogo das diferentes leituras de mundo.
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão “Paulo Freire” tem como objetivos:
I. Promover um espaço de discussões, debates, produção de conhecimentos e experiências pedagógicas no âmbito da Educação Básica e em Instituições não escolares, contribuindo para o aprimoramento da futura atuação docente;
II. Estudar as concepções que fundamentam a formação docente do pedagogo e sua relação com as práticas pedagógicas;
III. Promover a iniciação à pesquisa científica de forma a integrar o Curso de Pedagogia às Instituições escolares e não-escolares;
IV. Contribuir para com o fortalecimento do trabalho acadêmico em torno do eixo Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas, constante do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia;
V. Promover o desenvolvimento de práticas educacionais nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e outros espaços não escolares, visando a melhoria, compreendida em termos de:
a. competência do profissional pedagogo a ser formado pela FCARP;
b. desenvolvimento de programas, cursos, oficinas pedagógicas e de outras atividades relevantes à educação e ao desempenho do profissional;
c. desenvolvimento de temas significativos para a Educação e para a política educacional regional, estadual e do país.
VI. Estabelecer parcerias com prefeituras, Assessorias Pedagógicas, escolas públicas e privadas, instituições de ensino superior públicas, sindicatos e movimentos sociais dispostos a transformar a dinâmica da educação;
VII. Estimular, desenvolver e aperfeiçoar (manter) o trabalho coletivo (em equipe e multi-equipe), no sentido de possibilitar estudos teóricos e práticos, em diferentes especialidades significativas para a Educação.
VIII. Promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena;
IX. Propiciar vivências em algumas modalidades e experiências, entre outras, e opcionalmente, a educação de pessoas com necessidades especiais, a educação do campo, a educação indígena, a educação em remanescentes de quilombos, em organizações não-governamentais, escolares e não-escolares públicas e privadas.
Profª Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes
Coordenadora do curso
Profª Ma. Adriane Cristine Silva
Coordenadora do Núcleo
LINHAS DE PESQUISA
Linha de Pesquisa 1 – Ação didático-pedagógica.
Professores Orientadores
Ma. Adriane Cristine Silva
Ma. Elaine Regina Franco Magro
Ma. Joana D’Arc Xavier Alves
Me Regis Ap. de Oliveira
Ma. Renata Ap. de Souza
Ementa. Investiga as questões relacionadas ao cotidiano escolar no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, alfabetização, avaliação escolar e da aprendizagem discente; formação e prática docente na perspectiva do letramento; atuação do pedagogo na Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Superior.
Linha de Pesquisa 2 – Educação infantil
Professores Orientadores:
Ma. Adriane Cristine Silva
Ma. Elaine Regina Franco Magro
Me. Gedson Cardoso Kempe
Ementa. Estudos sobre a infância e suas relações com as mudanças sociais e culturais. Desenvolvimento físico, psicológico e social da criança. Pedagogias da educação infantil: linguagens, processos de construção do conhecimento e da experiência em contextos interativos. A infância e o brincar; os jogos no processo educativo; o brincar e o aprender. Corpo e movimento na educação infantil. A avaliação na educação infantil. A elaboração, implementação e avaliação de projetos político-pedagógicos em educação infantil. Formação, condição e identidade docente na educação Infantil.
Linha de pesquisa 3 – Currículo das áreas de conhecimento.
Professores Orientadores:
Ma. Adriane Cristine Silva
Ma. Joana D’Arc Xavier Alves
Me. Regis Ap. de Oliveira
Ma. Renata Ap. de Souza
Ementa. Analisa o trabalho pedagógico nas diferentes áreas do conhecimento, buscando salientar as especificidades da área em questão. Estuda as relações entre currículo, trabalho, conhecimento, cultura e comunicação. Fundamentos metodológicos e práticas das diversas áreas curriculares da Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Superior.
Linha de pesquisa 4 – Política Educacional, Legislação e Organização da Educação Básica
Professores Orientadores:
Ma. Cleusa Bermadete Larranhagas Mamedes
Dr. Felippe Otávio de Souza Cuyabano
Ma. Joana D’Arc Xavier Alves
Ementa. Analisa processos educacionais relacionando a atuação do pedagogo em espaços escolares e não escolares; nos processos de gestão; sistema escolar; Projeto Político Pedagógico; Planejamento e gestão do trabalho pedagógico; Políticas Educacionais; Órgãos Colegiados de Gestão. Investiga os processos da gestão da educação bem como questões relativas à história e às políticas públicas da educação nas esferas federal, estadual e municipal.
Linha de pesquisa 5 – Tecnologia e Prática Pedagógica
Professor orientador:
Esp. Waldemar Rosa Pereira
Ementa. Estuda as relações entre currículo, conhecimento, tecnologias e prática pedagógica, nos seus aspectos epistemológicos, históricos e sociopolíticos.
Linha de pesquisa 6 – Educação, Diversidade e Direitos Humanos
Professores Orientadores:
Ma. Cleusa Bermadete Larranhagas Mamedes
Me. Jefferson Antonione Rodrigues
Ma. Joana D’Arc Xavier Alves
Dr. Felippe Otávio de Souza Cuyabano
Ma. Renata Ap. de Souza
Me. Regis Ap. de Oliveira
Ementa. Discute temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, à educação e à diversidade, diálogos interculturais, pluralidade étnico-racial, Gênero e Educação , educação ambiental, educação do campo, educação indígena, educação de jovens e adultos, educação especial, educação popular, educação quilombola, educação e movimentos sociais. Educação e Paulo Freire