PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS - PROFESSORA ANEDINA MARIA FIGUEIREDO FERREIRA

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Pedagogia | Quarta, 31 Maio 2017 19:19
30 de maio de 2017 - Curso de Pedagogia promove relato de experiência sobre  práticas docentes inovadoras com a Professora convidada Anedina Maria Figueiredo Ferreira

Um dos objetivos do curso de Pedagogia é possibilitar a vivência na relação teoria e prática aos futuros professores, antes mesmo de iniciar as atividades de estágio. Neste sentido, a disciplina de Didática, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, promoveu no dia 30 de maio de 2017, o relato de experiência vivenciada em sala de aula pela professora Anedina Maria Figueiredo Ferreira, que trabalhou na Escola Estadual “Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques”, participando no ano de 2000 do “Prêmio Incentivo à Educação Fundamental/MEC”, sendo tal experiência premiada pelo Ministério de Educação.

A experiência da professora fundamenta-se na sua atuação com alunos do 5º ano do ensino fundamental por vários anos consecutivos, levando-a em busca de novos caminhos para superar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos nesta fase do ensino fundamental. Com muito estudo e pesquisa nos diferentes métodos de ensino, construiu uma metodologia diferenciada baseada na ação/participação teórico-prática, sobretudo com incentivos à auto-estima, para o reconhecimento dos valores de cada aluno.

Em um ambiente de muita descontração, a professora Anedina apresentou aos estudantes do curso de Pedagogia, diversas possibilidades didáticas que podem ser construídas e desenvolvidas pelos professores de modo a garantir a aprendizagem de todos.

Paulo Freire diz que a teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade, explica aprofessora de Didática, Cleusa Bernadete, sobre a relação teoria-prática. Reafirma a importância de o professor conhecer e aplicar diversas técnicas de ensino, pois os alunos não aprendem da mesma maneira, cada um possui uma bagagem de conhecimentos diferente um do outro. Ao planejar sua aula, o professor deve ter segurança na utilização dos diferentes métodos. A interação do professor com seus alunos é importante para conhecer as características individuais, assim como, a história de vida. Deve saber da matéria a ser ensinada, como ensinar e o que ensinar para organizar roteiros para diferentes situações didáticas. Considerando os desafios atuais da escola, é importante o perfil de professor pesquisador, aberto a necessidade de fazer mudanças na sua prática, pois o que fundamenta todo o processo de ensino é a aprendizagem dos alunos.

A coordenadora, juntamente com os acadêmicos do curso de Pedagogia, parabenizam o trabalho da professora Anedina e agradecendo a oportunidade do aprendizado por ela possibilitado.

Professora Anedina, encerrou sua apresentação, cantando uma paródia, adaptada à música “Asa Branca”:

Quando vi sua mensagem

E depois da ligação

Eu perguntei o que seria

Já fui dizendo não

Que surpresa, que silêncio...

Foi esta situação

Ora falava não sei se vou

Ora pensava é minha missão

Então chegou o momento

Que tomei a decisão

Então eu disse fique tranquila

Que eu irei de coração

Agora que dizer

Estar aqui foi tão bom

De reviver a minha história

Do amor que tenho a Educação

Deixo aqui o meu abraço

A todos sem distinção

Já agradeço e peço desculpas

A mestra Bê, minha gratidão !

Araputanga, 30 de maio de 2017

Anedina Maria Figueiredo Ferreira