METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO” É TEMA DE ESTUDOS DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO “PAULO FREIRE” DO CURSO DE PEDAGOGIA

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Pedagogia | Terça, 25 Junho 2019 01:15

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão “Paulo Freire”, vinculado ao curso de Pedagogia da FCARP, realizou, no dia 13 de junho de 2019, mais um encontro de formação sobre o tema Metodologias Ativas na Educação.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, este será o tema dos estudos desenvolvidos pelo Núcleo em 2019. O objetivo é  aprofundar as leituras sobre as novas metodologias de ensino e aprendizagem. A proposta é a partir de algumas disciplinas, desenvolver estratégias para trabalhar as metodologias ativas no curso de Pedagogia. A ideia é superar o modelo das aulas tradicionais, e colocar o aluno como sujeito ativo da construção do conhecimento.

O projeto “Metodologias ativas de aprendizagem na educação: trilhas de formação”, é coordenado pela professora Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, com a participação dos professores Adriane Critine Silva e Waldemar Rosa Pereira.

O grupo se reúne mensalmente, e, a cada encontro, um professor ficará responsável por apresentar uma metodologia diferente. Até o momento, o estudo está no nível teórico de interpretação sobre como é cada uma dessas metodologias.

A proposta do grupo é formar um material para suporte teórico e prático, compreendendo o que são as metodologias ativas e a aplicação delas na área da educação. A segunda fase do projeto serão oferecidas oficinas de aprendizagens para a elaboração e aplicação de cada uma das principais metodologias ativas.

Este é um grande diferencial do curso de Pedagogia da FCARP, possibilitar aos seus estudantes e professores a formação continuada, além da abertura para participação dos professores interessados da educação básica.