I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR: INOVAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Pedagogia | Sexta, 30 Novembro 2018 00:31 - Última modificação em Sexta, 30 Novembro 2018 00:54

O curso de Licenciatura em Pedagogia realizou nos dias 27 e 28 de novembro de 2018 nas dependências da FCARP, o I Seminário de Integração Curricular – Inovação e Interdisciplinaridade na Educação.

O referido evento acadêmico de extensão, organizado pelos acadêmicos do 6º semestre do curso de Pedagogia e professor Dr. Felippe Otávio de Souza Cuyabano, visou discutir a interdisciplinaridade e a inovação como eixos reflexivos no contexto da formação curricular do curso de Pedagogia, foi integralmente tecido a partir dos relatórios de pesquisa discentes produzidas em meio a discussão de temas relevantes da Educação na contemporaneidade.

Mediante a isso, os conteúdos ministrados na ocasião formativa foram baseados nos componentes curriculares do curso, tais como Currículo e Planejamento; Avaliação da Aprendizagem; Educação Ambiental e Cidadania; Políticas Públicas Educacionais; Estatuto da Criança e do Adolescente; Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar; Literatura Infantil; Teorias e Práticas de Alfabetização.

A comunidade acadêmica da FCARP, bem como a comunidade externa, pôde presenciar o diálogo de autores e práticas pedagógicas que versam sobre os citados assuntos fundamentais da vivência escolar, de modo a contribuir com a formação crítica e atualizada do profissional da Educação.

Destarte, é válido ressaltar que como um momento de maturidade acadêmica, os participantes demonstraram profunda reflexividade e conexão com os temas pesquisados, concretizando assim, o movimento de retomar as temáticas das disciplinas anteriores, sobretudo, como pesquisador e pesquisadoras. Elencando suas perspectivas de análise e as articulando com as bibliografias utilizadas, as apresentações foram pertinentes e frutificaram sólidos trajetos para eventuais pesquisas posteriores.

O curso de Pedagogia, sob coordenação da Profa. Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas, e a referida disciplina ministrada pelo Prof. Dr. Felippe Cuyabano, agradecem a participação de todos os presentes neste histórico evento acadêmico.