Fanpage Facebook

FCARP PROMOVE A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Pedagogia | Sexta, 02 Março 2018 19:30 - Última modificação em Terça, 06 Março 2018 01:04

Em 2018 a FCARP promove a inclusão de alunos surdos para realizarem seu sonho de cursar o ensino superior. Para possibilitar o acesso, a Instituição conta com o profissional tradutor/ intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que acompanhará a trajetória acadêmica dos futuros professores pedagogos surdos. Em busca de garantia, não apenas o acesso, mas também a permanência do aluno com surdez, a Instituição estará promovendo, diversas ações, dentre elas a formação continuada em serviço aos professores, para que os mesmos possam articular saberes essenciais, tanto na comunicação, como também, discutir metodologias de ensino que atendam a especificidade linguística do aluno surdo.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, explica que a inclusão dos estudantes surdos na Educação Superior implica refletir nas condições de escolarização dos surdos desde a educação infantil ao ensino médio. A inclusão dos surdos no curso de Pedagogia da FCARP será um processo construído juntos, envolvendo todos  os professores, acadêmicos e funcionários.

Para a professora Renata Aparecida de Souza, mestranda, e especialista em Educação Infantil e Alfabetização,  Intérprete de LIBRAS e mãe de uma das alunas do curso, o acolhimento e a oportunidade de seguir os estudos significa um avanço histórico na educação dos surdos de Mato Grosso e uma conquista para os alunos surdos da região do Vale do Jauru.  A professora afirma que com a inclusão, todos adquirem conhecimento, tanto professores quanto os demais alunos da turma, pois as experiências inclusivas contribuirão diretamente na formação inicial dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da FCARP, que irão atuar com os alunos da educação especial, tanto nos Centros de atendimento especializado, quantos aqueles profissionais que irão desenvolver seu trabalho no ensino regular na perspectiva da educação inclusiva.

FCARP a cada novo dia reafirmando seu compromisso social com a região do Vale do Jauru.