CURSO DE PEDAGOGIA REALIZA 2º SEMINÁRIO COM SUCESSO

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Pedagogia | Quinta, 25 Maio 2017 22:57 - Última modificação em Quinta, 25 Maio 2017 23:19

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele  (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele).  (...) Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo.(Paulo Freire – Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura, Campinas, novembro de 1981).

Encerrado com louvor o “II Seminário de Pedagogia As leituras de mundo em Paulo Freire: os desafios na contemporaneidade” realizado no período de 18 a 20 de maio de 2017 envolvendo professores e acadêmicos de seis municípios da região do Vale do Jauru.

Durante os três dias do evento, 254 educadores e estudantes participaram das palestras, minicursos e debates sobre o pensamento freireano, articulado às temáticas propostas para o ciclo de palestras: “Alfabetização e Letramento na Educação Infantil” (Profª Drª Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa), “Avaliação Educacional e formação humana” (Profª Drª. Maria Clara Ede Amaral ), “Aluno surdo na escola: a relação com o conhecimento”(Profª Dra. Nilce Maria Silva). Quanto aos minicursos: “Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental” (Profª Dra. Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa e Profª Ma. Elaine Regina Franco Magro), “Alfabetização de jovens e adultos e o método Paulo Freire (Profª Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes e Profª Esp. Rosérica Débora Limeira Ferreira), “Contação de histórias e brincadeiras” (Profª Esp.  Rosangela Gonçalves Rocha)  e “Tecendo relações com Paulo Freire: a matemática entre teorias e práticas” (Profª Ma. Adriane Cristine Silva e Profª Ma. Vanusa Ap. Almeida) possibilitou a articulação dos saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais e contextos, dialogando com as diferentes leituras de mundo.

A equipe organizadora do II Seminário avalia o evento como muito proveitoso e que através das temáticas ofereceu aos educadores e estudantes da região a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos no campo da educação infantil, fundamental e de jovens e adultos e inclusiva.

A FCARP registra agradecimentos especiais à Universidade do Estado de Mato Grosso, à reitora, Dra. Ana Maria Di Renzo, às professoras palestrantes Drª Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa, Drª. Maria Clara Ede Amaral, Dra Nilce Maria Silva, Profª Ma. Vanusa Ap. Almeida e à professora da rede municipal de Cáceres, Esp.  Rosangela Gonçalves Rocha.

Nossa gratidão ao professor Dr. Luiz Augusto Passos (UFMT), atualmente membro da Academia Sul-Brasileira de Letras (Rio Grande do Sul), que mais uma vez nos encantou com a sua grandeza de espírito, ternura, carisma, respeito, compromisso, seriedade e humanidade. Sua vida nos encoraja para ações de luta por um mundo, como diria Paulo Freire "menos feio, menos malvado, menos desumano".

A equipe organizadora, agradece a todos que contribuíram com os objetivos deste seminário, na concretude de uma formação continuada aos professores das escolas públicas do vale do Jauru e acadêmicos das licenciaturas.

Profª Ma. Adriane Cristine Silva

Profª Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes