Fanpage Facebook

CURSO DE PEDAGOGIA REALIZA 2º SEMINÁRIO COM SUCESSO

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Pedagogia | Quinta, 25 Maio 2017 22:57 - Última modificação em Quinta, 25 Maio 2017 23:19

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele  (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele).  (...) Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo.(Paulo Freire – Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura, Campinas, novembro de 1981).

  

Encerrado com louvor o “II Seminário de Pedagogia As leituras de mundo em Paulo Freire: os desafios na contemporaneidade” realizado no período de 18 a 20 de maio de 2017 envolvendo professores e acadêmicos de seis municípios da região do Vale do Jauru.

Durante os três dias do evento, 254 educadores e estudantes participaram das palestras, minicursos e debates sobre o pensamento freireano, articulado às temáticas propostas para o ciclo de palestras: “Alfabetização e Letramento na Educação Infantil” (Profª Drª Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa), “Avaliação Educacional e formação humana” (Profª Drª. Maria Clara Ede Amaral ), “Aluno surdo na escola: a relação com o conhecimento”(Profª Dra. Nilce Maria Silva). Quanto aos minicursos: “Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental” (Profª Dra. Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa e Profª Ma. Elaine Regina Franco Magro), “Alfabetização de jovens e adultos e o método Paulo Freire (Profª Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes e Profª Esp. Rosérica Débora Limeira Ferreira), “Contação de histórias e brincadeiras” (Profª Esp.  Rosangela Gonçalves Rocha)  e “Tecendo relações com Paulo Freire: a matemática entre teorias e práticas” (Profª Ma. Adriane Cristine Silva e Profª Ma. Vanusa Ap. Almeida) possibilitou a articulação dos saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais e contextos, dialogando com as diferentes leituras de mundo.

A equipe organizadora do II Seminário avalia o evento como muito proveitoso e que através das temáticas ofereceu aos educadores e estudantes da região a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos no campo da educação infantil, fundamental e de jovens e adultos e inclusiva.

            A FCARP registra agradecimentos especiais à Universidade do Estado de Mato Grosso, à reitora, Dra. Ana Maria Di Renzo, às professoras palestrantes Drª Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa, Drª. Maria Clara Ede Amaral, Dra Nilce Maria Silva, Profª Ma. Vanusa Ap. Almeida e à professora da rede municipal de Cáceres, Esp.  Rosangela Gonçalves Rocha.

Nossa gratidão ao professor Dr. Luiz Augusto Passos (UFMT), atualmente membro da Academia Sul-Brasileira de Letras (Rio Grande do Sul), que mais uma vez nos encantou com a sua grandeza de espírito, ternura, carisma, respeito, compromisso, seriedade e humanidade. Sua vida nos encoraja para ações de luta por um mundo, como diria Paulo Freire "menos feio, menos malvado, menos desumano".

A equipe organizadora, agradece a todos que contribuíram com os objetivos deste seminário, na concretude de uma formação continuada aos professores das escolas públicas do vale do Jauru e acadêmicos das licenciaturas.

Profª Ma. Adriane Cristine Silva

Profª Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes

Profª Ma. Elaine Regina Franco Magro

Profª Ma. Fabiana  Muniz Mello Félix

Profª Esp. Rosérica Débora Limeira Ferreira