CURSO DE PEDAGOGIA REALIZA 1º SEMINÁRIO COM SUCESSO

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Pedagogia | Quarta, 25 Maio 2016 18:07 - Última modificação em Quinta, 23 Junho 2016 18:17
18 a 20 de maio de 2016
A realização do I Seminário de Pedagogia que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2016 foi um sucesso. Cerca de 230 pessoas (profissionais da educação e estudantes) participaram do evento, que teve como tema “Desafios da profissão docente e as demandas sociais da atualidade”.
O evento foi organizado pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, juntamente com os professores do Colegiado do curso e acadêmicos.
Parcerias importantes contribuíram para a realização do evento: Secretaria Municipal de Educação de Araputanga, Superintendência  de Formação dos Profissionais da Educação Básica/Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer - SEDUC-MT, UNEMAT e Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso.
A coordenadora, professora Cleusa Bernadete, explica que o principal objetivo do evento foi aproximar a comunidade educacional das discussões e reflexões acerca dos desafios que a profissão docente impõe face às demandas sociais atuais, além de ampliar a compreensão sobre a atuação profissional do pedagogo, sua identidade e o diálogo com diferentes áreas de conhecimento.
 Durante os três dias foram realizados minicursos, oficinas, palestras e debates com profissionais que atuam nas áreas das temáticas desenvolvidas.
O tema da palestra de abertura discutiu sobre o campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo pela Profª Drª Rinalda Bezerra Carlos/UNEMAT.
O professor Me. Regis Aparecido de Oliveira/CEFAPRO trouxe uma reflexão importante sobre as Políticas de Currículo para Educação do Campo, destacando a importância de rever o currículo aplicado naquelas escolas, considerando as especificidades de quem vive nesse contexto, assim como também, à formação de professores.
Com o objetivo de promover reflexões, informações e relatos de experiências positivas sobre a educação escolar, no segundo dia, a mesa redonda  trouxe como temática “Como vai a educação? Avanços e desafios”, que teve como participantes as professoras Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, Lindinalva de Souza Andrade, Patrícia Otênio e Rosana de Cássia Botelho de Carvalho.
A programação de encerramento contou com duas palestras, sendo a primeira, proferida pelo professor Dr. Kilwangy Kya Kapitango-A-Samba (Superintendente de Formação dos Profissionais da Educação Básica/Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer - SEDUC-MT) que discutiu sobre a Avaliação Diagnóstica do Ensino Estadual de Mato Grosso, possibilitando esclarecimentos importantes ao público presente.
A segunda, proferida pelo Prof. Me. Carlos Alberto Caetano (Presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso-CEE/MT), apresentou o papel e importância do CEE e Conselhos Deliberativos Escolares na concretização da gestão democrática.
A coordenação e professores do curso de Pedagogia agradecem a todos que fizeram do evento, um sucesso!