Fanpage Facebook

A LEITURA E SEU ASPECTO FORMATIVO

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Pedagogia | Segunda, 18 Junho 2018 17:06

A leitura é um elemento fundamental para que o sujeito construa o seu conhecimento, dê vazão a sua curiosidade e imaginação, concedendo-lhe novas experiências para seu amadurecimento psicológico. Durante a formação da criança leitora é preciso que ela vivencie experiências significativas com a leitura; mas também é preciso que essas experiências não sejam apenas por obrigação, mas se deem de forma prazerosa e rotineira, quando devem ser utilizados métodos que despertem o interesse e o prazer no sujeito que lê, proporcionando, inclusive, um amplo diálogo com os gêneros textuais.

Nesse sentido, no decorrer da disciplina LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DA LEITURA, sob a regência da Profa. Ma. Elaine Franco e coordenação da Profa. Ma. Cleusa Bernadete Larranhagas, foi proposto aos acadêmicos do 5º semestre do Curso de Pedagogia atividades que possibilitaram a reflexão sobre as ações pedagógicas que permeiam o processo de leitura no ambiente escolar.

Nesse propósito, dentre as ações desenvolvidas, houve um Seminário denominado “I Contação de História FCARP” e atividades que culminaram na construção de material didático, no formato de portifólio, com o fito de promover a formação de um professor comprometido com a ação leitora; além disso, a proposta foi suscitar que, no processo de ensino-aprendizagem, haja efetivos encontros entre a criança e a leitura, a criança e a literatura, a criança e as obras de Monteiro Lobato, uma vez que este foi o autor pesquisado para a construção do material.