Fanpage Facebook

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ALGUÉM CONSEGUE VIVER SEM ELA?

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Gestão da Tecnologia da Informação | Terça, 14 Outubro 2014 13:22 - Última modificação em Quinta, 16 Outubro 2014 18:57
19 de outubro de 2014

Você consegue imaginar a sua vida sem tecnologia? Sem celular, sem e-mail, sem internet, sem controle remoto, e sem os milhares de aplicativos que você usa todos os dias? Pois é, realmente é bem difícil se imaginar sem tudo isso, pois seria um caos generalizado na nossa vida e na vida do planeta como um todo abrir mão por alguns momentos da tecnologia e das informações por ela veiculadas.

Contudo, pense ainda mais! Vá além! Por detrás de tudo isso existe um grupo de profissionais que se especializam em gerenciar as tecnologias da informação e lhe dar o conforto necessário quando você mais precisa dessas duas ferramentas essenciais: a tecnologia e a informação.

Por isso, nada mais justo que comemorar e dedicar um dia em especial a este Profissional da Informática ou Tecnologia da Informação – TI. Ele é tão importante que deveríamos comemorar todos os dias e a cada instante, pois quando tudo vai bem nós nem sentimos a sua falta, mas quando o caos ameaça se instalar, clamamos logo por um bom profissional para nos tirar dos inúmeros apertos; por essas e outras que é importante que no dia 19 de outubro, quando se comemora seu dia, nós lhes rendamos todas as honras. 

Todos sabemos que, com o aparecimento e o avanço do computador e da Internet, surgiu a necessidade de formar especialistas capazes de desenvolver programas e sistemas, e por isso, existem diversos cursos de bacharelados e tecnológicos, além de cursos técnicos, para capacitar esses experts da área. Mas, o mercado ainda precisa de muito mais!

Dentre muitos cursos existentes hoje, três merecem destaque:

Ciência da Computação - tem como principal característica utilizar o computador para desenvolver soluções por meio de conhecimentos científicos e técnicos e facilitar a utilização de outros usuários.

Sistemas de Informação - considerado uma Ciência Social aplicada, devido às inter-relações com outros conhecimentos. Utiliza a computação como uma atividade meio, visando sua aplicação na sociedade

Gestão da Tecnologia da Informação - curso para quem busca conhecimentos e pratica rápida, mesmo sendo curso superior pode ser realizado até no máximo 2 anos e meio. Os conhecedores desse segmento podem desempenhar funções diversas e atuar em muitas áreas relacionadas.

 

Um dado bastante atual e motivador:

De acordo com dados levantados pela consultoria IDC, no Brasil o setor atualmente apresenta uma carência de aproximadamente 39,9 mil profissionais de tecnologia e esse número deve crescer para 117 mil vagas abertas sem serem preenchidas até 2015. Dentre os principais motivos para essa questão, merecem destaque: a rápida expansão das companhias de infraestrutura e tecnologia no país e a adoção acelerada de serviços de TI por órgãos públicos e privados.

Assim, ao cumprimentar os profissionais que fazem as nossas vidas funcionarem, por um dia tão especial, ainda queremos sensibilizar os que se interessam pela área da tecnologia da informação para que aproveitem as oportunidades que o mercado lhes oferece aperfeiçoando-se nesta área bastante promissora.