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Objetivos

Postado por  Assessoria de Comunicação  |  Terça, 18 Fevereiro 2014 14:26 - Última modificação em Quarta, 26 Fevereiro 2014 20:41
Capacitar o acadêmico a iniciar-se no campo da Educação Física curricular na educação básica, no ensino regular especial, atendendo a uma clientela de crianças, jovens e adultos, em instituições de ensino público e privado, de caráter formal;
Incentivar uma sólida formação geral, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento;
Compreendendo a Educação Física como uma área de estudo, elemento educacional e campo profissional caracterizada pela análise, ensino e aplicação do conjunto de conhecimentos sobre o movimento humano intencional e consciente nas suas dimensões biológica, comportamental, sócio-cultural e da corporeidade;
Assegurar ao licenciado a capacidade de planejar, executar e avaliar o componente curricular de Educação Física, junto ao ensino fundamental e médio;
Fortalecer a articulação da teoria com a prática para o exercício profissional competente, autônomo, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão, promovendo a formação permanente, aberta, crítica e criativa;
Contribuir para uma formação de um professor com uma consciência ética-profissional comprometida com a sociedade, conscientes com as suas responsabilidades e limites com competências, habilidades e conteúdos, necessárias ao desenvolvimento de seu papel social no âmbito escolar;
Proporcionar ao aluno a oportunidade de entrar em contato direto com a realidade de trabalho, de tal modo que essa realidade seja por ele analisada, discutida, questionada e confrontada com os ensinamentos do curso, de maneira que o mesmo possa incorporar novos conhecimentos;
Promover a integração do ensino, pesquisa e extensão voltada para a realidade regional nos contextos políticos, culturais e sócio-econômicos;
Contribuir para a integração escola/comunidade, na busca da transformação social, político e econômico;
Estimular práticas de estudo independentes, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
Encorajar o aproveitamento do conhecimento, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referiram à experiência profissional julgada relevante para a área de formação considerada;
Contemplar orientações para as atividades de estágio e demais atividades que integrem o saber acadêmico à prática profissional, incentivando o reconhecimento de habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar por meio de diferentes manifestações e expressões da atividade física/movimento humano/motricidade humana tematizadas na ginástica, no esporte, no jogo, na dança, na luta, nas artes marciais, no exercício físico, no jogo, na ludicidade, bem como em outras manifestações da expressão corporal;