Fanpage Facebook

GRUEFIS

Postado por  Waldemar Pereira  |  Terça, 17 Março 2015 20:22 - Última modificação em Segunda, 11 Maio 2015 18:47

gruefis-2015O Grupo de Estudos e Pesquisa do Curso de Educação Física – GRUEFIS, órgão integrante do Curso de Educação Física da FCARP-MT, de natureza interdisciplinar, visa a integração entre as disciplinas e os diversos saberes das diferentes áreas do conhecimento.

O Grupo de Estudos e Pesquisa do Curso de Educação Física – GRUEFIS fomenta a iniciação científica por meio da produção individual ou coletiva de estudos na área da Educação Física e Educação. Busca promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências pedagógicas entre os profissionais da Educação Física Escolar, discentes e egressos do curso de educação Física da FCARP, despertando nos docentes e discentes da graduação o interesse pela pesquisa.

O Grupo de Estudos e Pesquisa do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Católica Rainha da Paz – FCARP, de natureza interdisciplinar, vinculado ao Núcleo Docente Estruturante – NDE, objetiva:

I- promover um espaço de discussões, debates, produção de conhecimentos e experiências pedagógicas no âmbito da Educação Física Escolar, contribuindo para o aprimoramento da futura atuação docente;

II – estudar as concepções que fundamentam a formação docente do profissional de Educação Física e sua relação com as práticas pedagógicas nas culturas escolares;

III- promover a iniciação à pesquisa científica de forma a integrar o Curso de Licenciatura em Educação Física à sociedade civil e à comunidade escolar;

IV- desenvolver artefatos e mentefatos pedagógicos interdisciplinares, quando do estudo de relações sociais, culturais e pedagógicas;

V - contribuir para com o fortalecimento do trabalho acadêmico em torno do eixo formação docente; prática pedagógica nas culturas escolares, constante do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física.

Atualmente, as atividades do grupo estão focadas no desenvolvimento de projetos de pesquisa nos seguintes linhas: 

1- PRÁTICA PEDAGÓGICA:

Ementa: Aspectos didático-pedagógicos inerentes à prática pedagógica do professor de Educação Física com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem do movimento. Inclui-se: as práticas corporais – jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e demais manifestações da cultura corporal – como patrimônio cultural da humanidade, a ser discutido, sistematizado, transmitido e transformado no ambiente escolar; fundamentos e aprofundamentos das práticas corporais no âmbito escolar: desdobramentos teórico-práticos; intervenção pedagógica (planejamento, aplicação e avaliação) e o desenvolvimento das potencialidades da criança, adolescente e jovem e adultos; metodologias de ensino no contexto da Educação Física Escolar e implicações psicológicas no movimento humano: motivação, ansiedade, stress, relações interpessoais.

2- FORMAÇÃO DOCENTE

Ementa: Concepções e propostas curriculares para os cursos de formação profissional em Educação Física (ensino superior), relacionando-o ao mercado de trabalho específico, observando a legislação que regulamenta a profissão. Inclui-se: competências e habilidades profissionais; preparação e percepção profissional: influências no contexto de atuação; atuação profissional e a percepção dos escolares quanto a Educação Física; preocupações pedagógicas e carreira docente.

3- CULTURAS ESCOLARES

Ementa: A linguagem corporal enquanto constructo sócio-cultural e a formação humana destacando as implicações pedagógicas na Educação Física Escolar. Incluem-se trabalhos que abordam: corpo, cultura e educação – os processos de educação/disciplinarização do corpo nas sociedades com relação com a escola; os mitos e ritos sobre o corpo e movimento – análise crítica sobre a elaboração do padrão de beleza, culto ao corpo, conduta moral do corpo, influência da mídia propagada pela e na escola, usos éticos e estéticos do corpo. O corpo no contexto das práticas corporais (jogo, esporte, luta, ginástica, dança, entre outros) e seus aspectos históricos e sócio-culturais e suas expressões na atualidade.

O Grupo de Estudos e Pesquisa do Curso de Educação Física – GRUEFIS constituirá estratégia favorável à promover a elaboração de materiais e produtos didáticos no âmbito da Educação Física escolar, como instrumento incentivar a investigação científica, visando ao desenvolvimento de pesquisas em torno da formação docente; prática pedagógica nas culturas escolares.