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Concepção

Postado por  Assessoria de Comunicação  |  Terça, 18 Fevereiro 2014 14:23 - Última modificação em Quarta, 26 Fevereiro 2014 20:40

Tradicionalmente, a Educação Física é a disciplina que congrega as atividades voltadas às ações corporais dos: Esportes, Jogos, Ginásticas, Danças, Musculação, Ergonomia, Artes Marciais, Recreação, Lazer, Reabilitação; Atividades Lúdicas e Lutas e que não são questionáveis os benefícios oferecidos por elas.

O Curso de Licenciatura em Educação Física deve ser constituído por um amplo projeto de formação humana que tenha como horizonte a autonomia, a liberdade e a criatividade e que se fundamenta na prática social, histórica e concreta. Nessa esfera, as ações de intervenção sobre a realidade devem ser amparadas por uma relação dinâmica, plural e crítica estabelecida entre o eixo fundamental do modelo universitário nacional (ensino, pesquisa e extensão) e o campo de atuação profissional.

O Curso de Licenciatura em Educação Física estabelece uma relação com o campo profissional sob uma perspectiva crítica e transformadora mediada por uma sólida formação que permita a problematização e a configuração de novas áreas de atuação.

No artigo 43 da Lei n.º 9.394 de 20/12/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que enfatiza o compromisso do curso de ensino superior de promover o “estímulo à criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo”; de incentivar “trabalho de pesquisa e investigação científica”; de suscitar “o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional”; de promover “a extensão, aberta à participação da população” e a prestação de “serviços especializados à comunidade”.

Este projeto contempla os aspectos inerentes à formação para a atividade docente apontados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (Res. CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, Nº CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002), que são: o ensino visando à aprendizagem do aluno; acolhimento e o trato da diversidade; o exercício de atividades de enriquecimento cultural; o aprimoramento em práticas investigativas; a elaboração e execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares; uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores; desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe.

O Curso de Licenciatura em Educação Física abrange na sua estrutura curricular, aulas práticas, teóricas, estágio supervisionado e prática como componente curricular, com busca ao movimento humano, a saúde e a educação. Tendo como aplicação profissional os campos que atendam às diferentes manifestações da cultura do movimento presentes na sociedade, considerando as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.