JOGOS COOPERATIVOS NA ESCOLA JOÃO SATO

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Educação Física | Quinta, 23 Novembro 2017 16:33 - Última modificação em Segunda, 27 Novembro 2017 18:11

No dia 14 de novembro de 2017 os acadêmicos do IV semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física da FCARP participaram do Projeto “Jogos Cooperativos” na Escola Estadual João Sato. A atividade contou com a coordenação da professora Lizia Kelle dos Santos Almeida e objetivou promover atividades práticas da disciplina de Jogos Cooperativos, visando a integração entre os acadêmicos e estudantes do Ensino Médio Integral.

A Vivência contou com a participação de 200 pessoas entre estudantes e professores proporcionando uma reflexão sobre a cooperação através de atividades práticas de jogos cooperativos, uma vez que a sua prática cria situações de convivência comunitária aos seus praticantes, quando ocorre uma ressignificação das atitudes, valores e preconceitos de toda ordem e gênero, principalmente os esportes coletivos. Estas modalidades têm por característica a coletividade e podem, por isso, produzir ações que permitem o desenvolvimento do processo de humanização das relações empreendidas em sociedade.

Segundo Kagan (1994) os jogos cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso ou o sucesso em si mesmo. Reforçando, com isso, a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que ganhar e perder são apenas referencias para o continuo aperfeiçoamento de todos.

A FCARP agradece a Escola Estadual João Sato pela receptividade de seus estudantes e de toda equipe escolar  e aproveita para parabenizar a coordenação do evento e os acadêmicos do IV semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física pelo belo trabalho desenvolvido.