NUPEDI

Postado por  Super User  |  Quarta, 19 Fevereiro 2014 19:27 - Última modificação em Quarta, 26 Abril 2017 18:06

nupedi fraternidade bolaO Núcleo de Pesquisa e Estudos em Direito – NUPEDI, órgão integrante do Curso de Direito da FCARP-MT, de natureza interdisciplinar, visa a integração entre as disciplinas e os diversos saberes das diferentes áreas do conhecimento.

O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Direito – NUPEDI fomenta a iniciação científica por meio da produção individual ou coletiva de estudos na área jurídica. Objetiva propiciar ao estudante de Direito, desde o início da sua formação acadêmica, a reflexão sobre os problemas jurídicos cotidianos e seu enfrentamento, através da articulação dos projetos de pesquisa e extensão de forma a integrar o curso de Direito à sociedade civil e à comunidade jurídica, assim como, contribuir para com o fortalecimento do trabalho acadêmico em torno do eixo Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas.

O NUPEDI é vinculado ao Núcleo Docente Estruturante – NDE, criado em 2011e tem como objetivos:

 

I - a articulação dos projetos de pesquisa científica e extensão de forma a integrar o Curso de Direito à sociedade civil e à comunidade jurídica;

II - contribuir para com o fortalecimento do trabalho acadêmico em torno do eixo Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas, constante do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Direito.

A linha de pesquisa se dedica ao tema dos Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas em sua configuração integral, de modo a abranger os chamados direitos civis, os direitos políticos e os direitos sócio-econômico-culturais, problematizando, assim, a natureza política em sentido amplo. Os objetivos gerais da linha de pesquisa é fomentar o estudo para a pesquisa e o debate acadêmico, por meio da interação entre estudantes e professores, com o intuito de divulgar a pesquisa científica na área de estudos escolhida, criando um espaço para troca de experiências entre os interessados e sedimentando um canal comunicativo com a sociedade.

Atualmente, as atividades do núcleo estão focadas no desenvolvimento de projetos de pesquisa nos seguintes grupos: 

 

GRUPO 1 - “DIREITO, HISTORIOGRAFIA E CULTURA BRASILEIRA”

 

Orientador:Prof. Ms. Jefferson Antonione Rodrigues

Ementa:Investigação, revisão e reflexão crítica sobre a compreensão do Direito, baseado nas histórias geral e jurídica, além de buscar uma integração epistemológica nas mais diversas áreas do conhecimento, que de forma multidisciplinar abrangem o historiar, as manifestações culturais e políticas do viver em sociedade, enfatizando as correlações da memória artística, de formação de identidades e preservação de bens simbólicos.

 

GRUPO 2 – “DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”

 

Orientadora:Profª Ms. Edna Soares da Silva

Ementa:Instituições e tratados de direitos humanos de que o Brasil é parte;  Povos indígenas e comunidades tradicionais; Quilombolas, Direitos da Mulher, Sistema Prisional, Acesso à Justiça; Trabalho escravo; Direito Ambiental.

 

GRUPO 3- “POLÍTICAS PÚBLICAS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS”

 

Orientadores:

Profª Ms. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes 

Profª Ms. Mailsa Silva de Jesus 

Ementa:Relações entre Estado e Sociedade através do estudo de políticas públicas e projetos sociais. Natureza das relações entre os níveis nacional, estadual e municipal; a descentralização do poder estatal; os processos participativos e os movimentos sociais. A participação da sociedade na formulação e execução das políticas públicas como instrumento de controle social e exercício da cidadania.

 

GRUPO 4- ESTUDOS EM MICHEL FOUCAULT

 

Orientadora: Profª Ms. Luciene Francisca de Souza Jesus

Ementa: Desenvolver leituras, reflexões, discussões e pesquisas a partir da bibliografia de Michel Foucault.

Entendemos que os Grupos de Pesquisa e Estudos em Direito da FCARP que integram o NUPEDI constituirá estratégia favorável à construção de um projeto societário para uma pedagogia de um direito humanitário, como instrumento de autocrítica e de formação de novas mentalidades e a essa tarefa precisam acorrer a todos os interessados e convencidos da sua possibilidade e necessidade. Um projeto de educação libertadora e transformadora, experimentada e comprovada na práxis como educador e educando, numa relação dialética e dialógica, entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Profª Ms. Mailsa Silva de Jesus – Coordenadora do Curso de Direito
Profª Ms. Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes – Coordenadora do NUPEDI

LIVROS E TEXTOS

A GLOBALIZACAO ECONOMICA E SUA ARQUITETURA JURÍDICA

A POPULAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

HOMO SACER 2 - AGAMBEN, GIORGIO

REINVENTAR A DEMOCRACIA, BOAVENTURA DE S. SANTOS

PARA ALEM DO PENSAMENTO ABISSAL, BOAVENTURA DE S. SANTOS

REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA DA JUSTIÇA, BOAVENTURA DE S. SANTOS

EPISTEMOLOGIAS DO SUL, BOAVENTURA DE S. SANTOS

O DISCURSO E O PODER, BOAVENTURA DE S. SANTOS

PODERA O DIREITO SER EMANCIPATORIO, BOAVENTURA DE S. SANTOS

CADERNOS IHU EM FORMAÇÃO AGAMBEN

CONPEDI ANAIS 2011

CONTRATO SOCIAL ROUSSEAU

DEMOCRACIA NA ESCOLA PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES

DIREITOS HUMANOS INCLUSÃO E EXCLUSÃO

CIÊNCIA COM CONSCIENCIA, EDGAR MORIN

EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA, TORRES

EDUCAÇÃO SUPERIOR DESAFIOS 2011/2020

TEORIA CRÍTICA DIREITO ACESSO JUSTIÇA, GREGÓRIO ASSAGRA DE ALMEIDA

LIVRO: IX EXAME DE ORDEM

FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA, LUIZ PASSOS

EDUCACAO EM DIREITOS HUMANOS, MARIA VICTORIA BENEVIDES

CONVITE FILOSOFIA, MARILENA CHAUI

A NATUREZA, MARTINS FONTES

ESTADO, GOVERNO, SOCIEDADE - PARA UMA TEORIA GERAL DA POLÍTICA, NORBERTO BOBBIO

O PRÍNCIPE MAQUIAVEL

DIREITOS HUMANOS, PAULO FREIRE, PADILHA

PARA UMA TEORIA CRITICA DIREITO, LUIZ FERNANDO COELHO

CIÊNCIA POLÍTICA, PAULO BONAVIDES

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, PAULO FREIRE

POLÍTICA E EDUCAÇÃO, PAULO FREIRE

PEDAGOGIA DO DIREITO, PADILHA E CELESTINO ALVES

POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL

POLITICAS PUBLICAS E DESENVOLVIMENTO

POLITICAS PUBLICAS EM QUESTAO

POLITICAS PUBLICAS JOÃO M TUDE

RESENHA.EPISTEMOLOGIAS DO SUL, BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E MARIA PAULA MENESES

ANAIS CONPEDI 

SABER CRÍTICO E SENSO COMUM TEÓRICO DOS JURISTAS, LUÍS ALBERTO WARAT

LIVROS E TEXTOS 2015

A DISTINÇÃO ENTRE PRINCÍPIOS E REGRAS COMO ESPÉCIES DE NORMAS NA OBRA TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE ROBERT ALEXY

REVISTA: DIREITOS HUMANOS

PROPOSTA DE DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ECODESCARTE - RECICLAGEM DE ELETRÔNICOS

GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM GÊNERO E RAÇA | GPP-GER

INTERCULTURALIDADE E DESCOLONIZAÇÃO DO SABER: RELAÇÕES ENTRE SABER LOCAL E SABER UNIVERSAL, NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO

RESOLUÇÕES DO CONAMA

IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SABER CRÍTICO E SENSO COMUM TEÓRICO DOS JURISTAS

MEIO AMBIENTE: UM DIREITO FUNDAMENTAL

MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL

EM DEFESA DA SOCIEDADE

NOTAS SOBRE A TEORIA DOS PRINCÍPIOS DE ROBERT ALEXY

EDUCAR EM TODOS OS CANTOS

POLÍTICA EDUCACIONAL

PRONEA

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EM DEFESA DA SOCIEDADE

AS ESTRATÉGIAS OU O NÃO-ESTRATIFICADO: O PENSAMENTO DO LADO DE FORA

AULA DE 11 DE JANEIRO DE 1978

 PODER E SABER  IMPÉRIO A SOCIEDADE MUNDIAL DE CONTROLE

 1984

CONVERSAS - 1948 ECOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CORPORALIZADA

 
LIVROS E TEXTOS 2016

RUAÇÃO - DAS EPISTEMOLOGIAS DA RUA À POLÍTICA DA RUA

EPISTEMOLOGIAS DO SUL - BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS 

VIGIAR E PUNIR - MICHEL FOUCAULT 

REVISTA DIREITOS HUMANOS 

 

LIVROS E TEXTOS 2017 


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 Biblioteca da Procuradoria Geral da República

  Cadernos da Escola de Direito e Relações Internacionais Unibrasil

 Biblioteca da Universidade Católica de Brasília   Cadernos de Pós-Graduação - UFMG
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  Revista Direito GV
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  Revista Jurídica da Casa Civil da Presidência da República
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