Fanpage Facebook

Direito em Ação

Postado por  Super User  |  Terça, 11 Fevereiro 2014 20:38 - Última modificação em Sexta, 13 Fevereiro 2015 13:37

DIREITO EM AÇÃO

Programa de Responsabilidade Social

Trata-se de um Programa idealizado pela Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Católica Rainha da Paz com o fim de promover o envolvimento da comunidade acadêmica com a realidade social da região, fortalecendo os laços, a consciência da responsabilidade social e despertando o espírito humanitário com a contribuição para uma sociedade mais justa.

Tem como objetivos:

a) Conscientizar os acadêmicos do seu papel de promotores da dignidade humana, inclusão e diminuição das desigualdades;

b) Promover a consciência ética e social dos futuros profissionais;

c) Exercitar a responsabilidade social, através de ações de impacto social que possibilitem uma melhoria na qualidade de vida das pessoas da comunidade, favorecendo as inclusões sociais, a promoção da cidadania; a defesa do meio ambiente e a diminuição da violência.

O programa é formado por Projeto e Subprojeto criados e desenvolvidos, através de parcerias, por professores, alunos e/ou representantes dos diversos segmentos da sociedade, podendo, ainda aderir a projetos já existentes em outras Organizações ou Instituições, desde que coerentes com os objetivos propostos. Os projetos e subprojetos se desenvolvem por meio de esforços multidisciplinares que abrangem de maneira eficaz escolas e comunidades da região.

Tem como beneficiários: crianças, adolescente, idosos, dependentes químicos, reeducandos, famílias de baixa renda, meio ambiente e, conseqüentemente, a sociedade como um todo. Dentre eles destacamos:

01- Projeto de Responsabilidade Social “Pintando o sete contra a violência – a responsabilidade da família na escola”

02- Projeto de Pesquisa “Arte do Direito”

03- Projeto de Responsabilidade Social “Arautos da Justiça: um resgate cidadão”

04- Projeto de Responsabilidade Sócio-ambiental


“Plantando Vida” "Pintando o sete contra a violência: a responsabilidade da família na escola"

Objetivo: Palestra informativa aos pais e alunos das escolas da rede municipal de ensino da cidade de Araputang/MT, projeto idealizado pela acadêmica Milena Gonçalves Alcantara e idealizado e executado pelo prof. Msc. Jefferson Antonione Rodrigues e pelo acadêmico e policial militar Adilson Ribeiro de Brito.


 

“Arte do Direito”

A finalidade teórica e reflexiva deste Grupo de Pesquisa pode ser compreendida no esforço de, por meio da conjugação de variadas abordagens interdisciplinares contribuir na formação de crianças e adolescente das unidades escolares da cidade para construção de uma sociedade mais humana. Para tanto, a natureza da seleção de temas para a realização deste grupo de pesquisa buscará a reflexão quanto às diversidades, compreendidas segundo horizontes problemáticos que se materializam na realidade das escolas.


 

“Arautos da Justiça: um resgate cidadão”

A concepção e planejamento deste projeto tem por foco desenvolver e estimular a formação educacional e cultura. Onde trabalharemos dois focos extremamente distintos: de lado a formação do adolescente e seus conflitos de formação intelectiva e conflitiva; e, de outro, a formação cultural e intelectiva dos detentos da Cadeia Pública da cidade de Araputanga/MT, auxiliando inclusive na meditação e auto-ajuda.


 

“Plantando Vida”

O objetivo deste projeto é propor reflexões que levem os acadêmicos ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental com enfoques jurídicos e sociais que:

• Incentivem e promovam o trabalho coletivo e a cooperação entre os acadêmicos e os professores, entre a faculdade e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema;

• Possibilitem a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente universitário;

• Observem e analisem fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;

• Conscientizem os acadêmicos para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na universidade, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a faculdade e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público;

• Percebam que o lixo pode ser uma fonte importante de recursos financeiros através da reciclagem;

• Conscientizem sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente;

• Criem uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual;

• Possibilitem a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas;

• Capacitar os acadêmicos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na faculdade e comunidade, visando formar cidadãos que interajam e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente;

• Participem de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.


 

“A Constituição para jovens cidadãos”

 

Seu objetivo é o ensino das Noções Básicas de Direito Constitucional aos alunos do 1° Ano do Ensino Médio, e estes terão um acompanhamento de desempenho durante um período de 05 semestres letivos, com palestras informativas realizadas pelo acadêmico e pelo professor coordenador do Projeto, com o intuito de formar cidadãos conscientes frente as vivências cotidianas.


 

“Velho amigo”

 

O projeto tem como objeto arrecadar produtos de limpeza e higiene pessoal para serem doados ao abrigado de Idosos da cidade de Jauru/MT, já que este, por sua vez, vive de doações, e necessita da ajuda da sociedade.

 

“Meus braços e meu corpo já não possuem a mesma força dantes. Meus reflexos foram-se como o vento no ar. Minhas dores aumentaram assim como a minha solidão. Mas eu ainda tenho algo de bom, a experiência adquirida todos esses anos, jamais de mim sairão, mesmo que por uma esclerose ou uma atemporalidade qualquer gere-me uma inexatidão.”

 

(Antony Wolfgang)

 


 

“FCARP em sintonia”

 

Entendido como mecanismo de grande eficiência quando se trata da troca de informações e da transmissão de conhecimentos, o rádio exerce importante papel social como reprodutor expansionista da comunicação em massa.
Amparada por esse conceito, a Faculdade Católica Rainha da Paz - FCARP, lança mais um projeto de responsabilidade social - “FCARP em Sintonia”, que pretende levar a toda população, informações úteis para o desenvolvimento da cidadania plena.

Tal iniciativa tomou força no Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Direito da FCARP, que possui seu próprio núcleo de projetos sociais – o programa “Direito em Ação”. Uma vez desenvolvido de modo multidisciplinar, o projeto se aliará ao demais cursos oferecidos pela FCARP para transmissão de conhecimentos que interessam a toda a sociedade, não só local mas também em âmbito regional, pois serão transmitidos temas atuais e de relevância e interesse social.

 

Assim, o projeto “FCARP em Sintonia” surge como um marco na memória da Faculdade Católica Rainha da Paz, não apenas informando, mas também formando cidadãos conhecedores de direitos e deveres, fundamentos essenciais para o exercício da cidadania. Assim, a FCARP mais uma vez inova e abre suas portas para a comunidade.

Os programas terão veiculação em dois dias, nos respectivos horários e radio difusoras:

 

• Sexta-feira: 10:30h as 11:00h Rádio Difusora Arco-Íris de Araputanga, AM 900.
• Sábados: 12:00h as 12:30h Rádio Continental de Mirassol D’Oeste, FM 101,5.

 

Os programas ainda está disponível no site da FCARP para que as temáticas desenvolvidas sejam fonte de estudo e pesquisa aos acadêmicos da IES bem como para poderem ser acessadas pela comunidade em vista de seus interesses.

 

O projeto “FCARP em Sintonia” tem por escopo a responsabilidade social que move a FCARP em vista da realização do seu projeto de extensão universitária, tão necessária à realização de sua missão, por isso, envolve o universo docente e acadêmico em prol da comunidade em seu sentido mais amplo.


 

“Grupo de canto e coral: A SACRIS”

Proporcionar a expansão da cultura musical, poética e expressiva do corpo para que de maneira multidisciplinar envolva a todos os acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Católica Rainha, para formação e desenvolvimento do intelecto epistêmico, teórico, social, hermenêutico, fraterno e solidário representativos da missão da instituição.