O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM DIREITO – NUPEDI: PLENA ATIVIDADE

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Direito | Sexta, 29 Março 2019 22:24 - Última modificação em Segunda, 01 Abril 2019 22:41

Coordenação, professores e estudantes do curso de Direito participaram dos estudos realizados nos dias 28 de fevereiro e 21 de março de 2019.  O objetivo do primeiro encontro foi de apresentar a programação de estudos para o ano de 2019, quando a coordenadora do curso, Mailsa Silva de Jesus, apresentou a importância do espaço de estudos, que além de implementar o currículo, oportuniza a iniciação à pesquisa.  Para este momento de estudos, a obra definida foi “A República", do filósofo Platão.

No segundo encontro, os professores Jefferson Antonione, André Herrera e Jean Dias fizeram uma apresentação geral da obra, possibilitando uma discussão entre os participantes, resgatando, dentre outros elementos pontos como: "A República" (em grego politeia) é o diálogo mais célebre de Platão, o mais lido e o mais comentado ao longo da história. Na obra, Platão intenta reflexões para iluminar um problema de seu tempo: como impedir que a cidade, que não vivia mais numa tradição por todos aceita e que submetia todas as disputas ao princípio da discussão, não naufragasse na anarquia dos interesses particulares e da dispersão? Como salvar a cidade da confusão em que estava imersa, chegando a ponto de condenar à morte aquele que tinha sido o farol da verdade nas discussões, ou seja, Sócrates?

"A República" contém diversos temas que abrangem questões sob o prima filosófico, social e político, entrelaçando essas temáticas. A questão chave versa sobre a justiça em seu sentido amplo, oportunidade que Platão aproveita para tecer comentários sobre a educação e o conhecimento das coisas. Os livros tratam de temas variados: política, ética, formação das lideranças e dos governantes, classe especial dos guardiões, a tarefa pública e outros que merecem atenção, uma vez que dialogam essencialmente com temas contemporâneos.

O próximo encontro de estudos será realizado no dia 25 de abril de 2019 e será coordenado pela professora Edna Soares e grupo de estudantes.