NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS EM DIREITO DA FCARP REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO DE 2018

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Direito | Quarta, 21 Fevereiro 2018 02:07 - Última modificação em Terça, 27 Fevereiro 2018 01:09
22 de fevereiro de 2018

O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Direito – NUPEDI foi criado em 2011, por iniciativa do NDE do curso, com o objetivo de articulação dos projetos de pesquisa científica e extensão de forma a integrar o Curso de Direito à sociedade civil e à comunidade jurídica e contribuir para o fortalecimento do trabalho acadêmico em torno do eixo Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas.

Para alcançar seus objetivos, o NUPEDI desenvolve atividades de estudos e fomenta atividades de iniciação à pesquisa com alunos desde o início da graduação (primeiro semestre) com vistas à formação de pesquisadores.

Sob a coordenação da professora Mestre Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, participam do NUPEDI, a coordenação, professores e alunos do curso de Direito da Faculdade Católica Rainha da Paz.

As atividades de estudos têm periodicidade mensal, e no dia 22 de fevereiro de 2018 (quinta-feira) realizou o primeiro encontro do período letivo 2018, contando com ampla participação de estudantes do 1º ao 9º semestres e professores.

O tema do estudo foi "A contribuição da pesquisa no Direito para o ensino jurídico no Brasil". Foram abordadas questões relevantes de um ensino jurídico mais atento às demandas sociais e à humanização dos profissionais do direito, e a pesquisa jurídica como pressuposto para tais objetivos.

As conclusões e propostas de alguns autores, pesquisadores na área, levam ao questionamento sobre a importância do resgate da pesquisa jurídica dentro dos cursos jurídicos no país, sobretudo no que se refere à padronização de um rigor científico, além de outros aspectos abordados no texto, para a revigoração do ensino jurídico de qualidade, com vistas à formação de profissionais e docentes para o mercado que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Neste sentido, o curso de Direito da FCARP cumpre seu papel de ensino, pesquisa e extensão articulados às demandas sociais da região.