Fanpage Facebook

“DIREITO EM TRANSFORMAÇÃO” É TEMA DA XII SEMANA JURÍDICA DA FCARP

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Direito | Terça, 29 Outubro 2019 00:15

O curso de Direito da FCARP realizou, no período de 21 a 26 de Outubro, a XII Semana Jurídica, com a temática: “DIREITO EM TRANSFORMAÇÃO”. O evento contou, além da Diretoria e funcionários da FCARP, com a participação da comunidade local, acadêmicos, egressos, professores e profissionais da área jurídica da região.

A coordenadora do curso, Profª. Ma. Mailsa Silva de Jesus, na abertura das atividades ressaltou que embora o Direito esteja sempre em transformação, para dar respostas aos anseios da sociedade, o que se pretende com o desenvolvimento da temática “DIREITO EM TRANSFORMAÇÃO”, nesta Semana Jurídica, é dar ênfase às atuais e relevantes transformações, com mudanças substanciais e estruturais do ordenamento jurídico, quer seja pela criação e aperfeiçoamento de ferramentas processuais que buscam dinamizar e instrumentalizar o acesso à justiça, a isonomia, a celeridade e a segurança jurídica, quer seja pelas reformas em andamento nas esferas trabalhista, previdenciária, tributária, política, administrativa etc.

Dessa forma,  num enfoque inter e multidisciplinar, por meio de  palestras, minicursos, mesa redonda  e oficinas,  no dia 21, a jornada foi inaugurada com a palestra “DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO FERRAMENTA NO EXERCÍCIO DO DIREITO”, pelo  Dr. Bruno Alegria, advogado  criminalista.

Nos dias 22 e 23 foram ministrados Minicursos com as temáticas: “Sistema Eleitoral e a Reforma Política”; “A Segurança Pública e o Projeto Anticrime”; “Enfrentamento ao tráfico de Pessoas e suas Diferentes Conexões”; “A Proteção Jurídica da Mulher”; “Violência, Discriminação e Perspectiva de Enfrentamento”; “Direitos Humanos e Acesso à Justiça”;  “Reforma Previdenciária e Reforma Tributária”; e  “Direito e Literatura” e a Oficina: “Audiência Simulada Cível/Audiência Simulada Penal”.

No dia 24 foi realizada Mesa Redonda com o tema: “O ADVOGADO E O MERCADO DE TRABALHO”, que contou com a participação de advogados e professores da região e Egressos da FCARP. Mediada pela coordenadora do curso de Direito, a Mesa Redonda teve aa seguinte composição: Dra. Valéria Aparecida Soldá (OAB/ Mirassol D’Oeste);  Dr. João Mário Maldonado (OAB/Cáceres);  Profª. Ma. Cibeli Simões (UNEMAT/Cáceres),  Prof. André Luiz Picolli Herrera (FCARP), Dra. Elaine Gomes Alvarenga (Egressa FCARP -  e professora substituta da FCARP); Dr.  Victor Augusto da Cruz de Oliveira (Egresso FCARP).

Foi realizada também a premiação dos ganhadores do “1º Concurso DIREITO E ARTE”, promovido com a finalidade de incentivar os acadêmicos a demonstrarem suas habilidades e criatividade, narrando fatos que interessem ao sistema jurídico, por meio da prosa ou da poesia. Foram vencedores os acadêmicos: Ana Clara Moreira de Bortoli (1º lugar); Lucas Eduardo Marques (2º lugar) e Welves Laet Oliveira Filho ( 3º lugar).

No dia 25, além do lançamento da obra “O pensamento Hegeliano e os Direitos Humanos”, de autoria da Profª Ma. Luciene Francisca de Souza Jesus (FCARP), foi ministrada pelos professores Fernando Acosta e Diogo da Silva Rodrigues, a  palestra com o tema: “METODOLOGIA DE GRUPO REFLEXIVO PARA HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”, cujo objetivo foi abordar a questão da violência, com enfoque na figura do agressor. Tal metodologia, abordada de forma teórica na palestra do dia 25, foi aplicada de forma prática na Oficina realizada no dia 26, pela manhã, com a participação da coordenadora do curso e de um grupo de acadêmicos.

Segundo a coordenadora do curso,  Profª Ma. Mailsa Silva de Jesus, a Semana Jurídica é evento tradicional dos cursos jurídicos e é muito importante para a vida acadêmica e profissionaol, uma vez que dadas as transformações, os advogados têm em suas mãos um leque de opções para se manterem competitivos e aprimorarem seus serviços jurídicos. É necessário, porém, ter consciência de que cada processo exigirá um conjunto de saberes multidisciplinares, exigindo do advogado que se mantenha permanentemente atualizado para saber aproveitar as oportunidades.

A FCARP, pela coordenação do curso de Direito, agradece a todos que de alguma forma contribuíram para a realização do evento e em especial, à comissão organizadora, composta pelos professores Luciene Francisca, Alice Bernadete e André Herrera, pelo trabalho realizado.