Fanpage Facebook

DIREITO E CONTEMPORANEIDADE É TEMA DA X SEMANA JURÍDICA DA FCARP

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Direito | Sexta, 22 Setembro 2017 20:21 - Última modificação em Sexta, 22 Setembro 2017 22:59
18 a 20 de setembro de 2017.

No período de 18 a 20 a setembro o curso de Direito da FCARP realizou a X Semana Jurídica, com a temática: DIREITO E CONTEMPORANEIDADE, cujo objetivo foi a abordagem de temas jurídicos de grande relevância na atualidade.

O evento contou com a participação dos Diretores, Professores e funcionários da FCARP, bem como com a presença de várias autoridades do Legislativo Municipal.

Com uma perspectiva interdisciplinar, o evento contemplou as palestras ministradas pelos palestrantes: Professor Danilo Pires Atala, trazendo uma reflexão sobre o conceito de Justiça, sob a ótica da Filosofia e realizando o lançamento de sua obra intitulada, Filosofia Jurídica – A Decisão Judicial para Kelsen e Dworkin e o Juizo de Kant;  o Dr. Rodrigo Palomares Maiolino de Mendonça, com o Tema: Mero Aborrecimento tem Preço, mostrando os vários aspectos que são estudados pela campanha idealizada pela OAB/MT, que tem como objetivo analisar as decisões judiciais que utilizam a teoria do “mero aborrecimento” como excludente de responsabilidade; a Dra. Edna Ederli, com o tema Alienação Parental – Oficina de Parentalidade, temas estes que são objeto de trabalho que vem sendo desenvolvido pela Magistrada, junto à Comarca de Mirassol D’Oeste, como um projeto nacional do Poder Judiciário.

Também foram realizados, com grande sucesso e participação dos acadêmicos, os Minicursos:

  • Direitos Fundamentais e Cidadania – Profª. Ma. Edna Soares da Silva
  • Prós e Contra da Reforma Trabalhista – Prof. Esp. Faustino Lopes dos Santos e
  • Aspectos Polêmicos da Reforma da Previdência – Profª Ma. Luciene Francisca Souza Jesus
  • Os impactos do Novo CPC no Processo Penal - Profª. Esp. Jackeline Oliveira da Silva
  • Direitos básicos do consumidor e o acesso ao PROCON e ao Poder Judiciário -  Prof. Me. Everton Leandro da Costa
  • Incidentes processuais no Novo Código de Processo Civil - Profa. Esp. Alice Bernardete Parra Merino
  • Direito de Família e Sucessões: Tendências e Desafios - Prof. Me. Everton Leandro da Costa
  • Impeachment brasileiro – Uma reflexão política e jurídica do processo - Profª Ma. Luciene Francisca Souza Jesus

O evento contou ainda, com a participação do NUPEDI – Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direito, que sob a coordenação da Profª Ma. Cleusa Bernadete e participação da Profª Ma. Edna Soares da Silva e dos acadêmicos: Ana Clara Moreira de Bortoli, Cristina Maria de Lima, Edlaine Soares dos santos e Maria Fernanda Cardoso Ribeiro, realizaram a Comunicação Científica, trazendo os projetos em desenvolvimento no NUPEDI.

Destaca-se ainda, a acolhida calorosa dos acadêmicos que, engajados na campanha “Setembro Amarelo” receberam os participantes do evento com afetuosos abraços. A acadêmica Maria Fernanda Cardoso Ribeiro, idealizadora do projeto, falou sobre a importância da campanha que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio.

Segundo a Coordenadora do Curso,  Professora Ma. Mailsa Silva de Jesus, a Semana Jurídica é evento tradicional dos cursos jurídicos e é muito importante para a vida acadêmica, bem como para os profissionais da área que buscam atualização, pois é um momento em que se apresenta a oportunidade de entrar em contato com novas ideias, trocar informações e debater importantes questões.