COORDENADORA DO CURSO DE DIREITO DA FCARP PARTICIPA DE GRUPO DE TRABALHO NA ANEC

Postado por  Rafael Oliveira  |  Publicado em Direito | Sexta, 06 Outubro 2017 00:53 - Última modificação em Sexta, 06 Outubro 2017 01:28
04 de outubro de 2017.

No último dia 04 de outubro, reuniu-se na sede da ANEC – Associação Nacional das Instituições de Educação Católica, em Brasília, o Grupo de Trabalho - GT de Direito, formado pelos coordenadores dos cursos de Direito das diversas Instituições católicas associadas à ANEC.

O GT de Direito da ANEC é dinamizado pela Câmara de Ensino Superior da ANEC e coordenado pelo Prof. Maikon Cristiano, do Centro Universitário Católico de Santa Catarina e tem por objetivo constituir um espaço democrático e participativo que busca refletir e projetar conjuntamente as perspectivas de atuação e ação no âmbito do ensino jurídico; busca ainda, promover atividades de pesquisa, capacitação e projetos sobre a regulação da educação brasileira e os impactos na educação Católica.

Estiveram presentes no encontro, além de seu coordenador, Prof. Maikon Cristiano, Peter Panutto, da PUC-Campinas; Elaine Cler, da UCDB; Tomas Grings, da UNISINOS; Thiago Nalesso, da UNISAL; Mailsa Silva de Jesus, da FCARP; Guilherme Bertotto, da UNILASALLE; Deivid Lorrenzo, da UCSAL e representando a ANEC, o Prof. Evandro Ribeiro e a Ir. Cláudia Chesini.

Estiveram dentre os temas tratados na reunião, as propostas das novas Diretrizes Curriculares para os cursos de Direito, em elaboração, no Conselho Nacional de Educação. O tema foi objeto de averiguação em relação aos aspectos positivos e negativos para a qualidade da formação jurídica, que constam de discussões e versões de propostas de DCN divulgadas. Também foi tema da reunião, o curso de tecnologia em Serviços Jurídicos, recentemente criado pelo MEC.

Após a reunião, na sede da ANEC, os integrantes do GT seguiram para o Conselho Nacional de Educação/MEC, para uma audiência com o Conselheiro Antonio de Araújo Freitas Júnior – Relator das DCN, no Conselho, que ao final, convidou o GT a participar das reuniões da comissão responsável pela elaboração das DCN dos cursos de Direito, mediante indicação de representantes; estes poderão participar das discussões, apresentar propostas, etc., visto que, conforme disse o conselheiro, o trabalho é feito de forma transparente e com a participação de toda a sociedade.

A participação efetiva da FCARP nas discussões do ensino superior das universidades católicas garante seu espaço nas reflexões mais atuais do ensino do direito no Brasil e coloca a instituição dentre as entidades que abraçam de forma responsável as inovações do ensino jurídico no Estado de Mato Grosso.